Desde o fim do século XIX, vários países celebram o dia do trabalho ou do trabalhador no dia 1º de maio. Tal data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral, que paralisou os parques industriais da cidade norte-americana de Chicago em 1886.
No Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria brasileira. Nas duas primeiras décadas do século XX, começaram a formar-se os movimentos de trabalhadores organizados, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A força que o movimento dos trabalhadores adquiriu era tamanha que, em 1924, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão que já ventilava em várias partes do mundo de reservar o dia 1º de maio como dia do trabalho no Brasil.
Artistas como Boca livre, Paulinho da Viola, Fagner, Paralamas do Sucesso e outros cantam sobre a vida do trabalhador, suas alegrias e tristezas, inclusive o desemprego.
Ouça no podcast do Nosso Palco!
:: Acompanhe mais podcasts musicais aqui!
O Brasil canta o Natal
O Natal está chegando e, quando essa época se aproxima, todo o Brasil se transforma e canta as mais belas músicas e canções deste tempo.
Música Brasileira: A Era dos Festivais
Os festivais revelaram talentos, marcaram gerações e ajudaram a construir aquilo que entendemos hoje como a grande música popular brasileira.
Tom Jobim, o Maestro Soberano
Uma homenagem especial a um dos principais nomes da música brasileira e mundial, um artista que redefiniu a forma de compor, cantar e sentir a nossa canção.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.