O programa Com a Mãe Aparecida no quadro Igreja em Comunhão destaca a comemoração jubilar da Diocese de Limeira que chega aos seus 50 anos de história em 2026. Dom José Roberto Fortes Palau, bispo desta diocese, visitou os estúdios da Rádio Aparecida para uma conversa sobre os preparativos e as perspectivas para o ano jubilar, e ainda como está sendo encaminhada a fase de implementação do Sínodo sobre a Sinodalidade, junto dessa celebração.
“Nós estamos vivendo o Ano Jubilar, o ano da esperança. Temos as nossas igrejas, que são os locais para peregrinação. E, para entenderem, quem não conhece a Diocese de Limeira, é uma diocese muito extensa. Nós temos 16 cidades, começa lá em Nova Odessa e vai até Descalvado, e nós temos 5 foranias. Cada forania tem uma igreja a sede, e eu fiz cada uma dessas, igrejas jubilares”.
As igrejas jubilares têm vivenciado ricos momentos para os fiéis. “É muito interessante que muitas vezes uma paróquia sai de Limeira e vai lá em Descalvado para fazer uma peregrinação, participar da missa, da benção, e a indulgência plenária. Está sendo muito rico e uma forma também de uma integração maior na diocese”, celebra Dom José Roberto.
:: CNBB lançará fase de implementação do Sínodo
O Ano Jubilar foi aberto no dia 28 de junho de 2025 e segue até o dia 26 de junho de 2026. A abertura ocorreu com romaria da diocese ao Santuário Nacional de Aparecida. “Nós fizemos a peregrinação e a missa de abertura do nosso Ano Jubilar aqui no Santuário Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em 28 de junho desse ano. Tivemos uma peregrinação com um número estimado de 6 a 7 mil pessoas. Foi muito gratificante!”, completa dom José Roberto.
O encerramento pretende ser realizado no Estádio Major José Levy Sobrinho, conhecido como Limeirão, com uma missa solene e momentos especiais para todos os fiéis da diocese.
:: Diocese de Limeira abre seu Ano Jubilar no Santuário Nacional
A diocese está em plena fase de implantação do Sínodo sobre a Sinodalidade, assim como outras em todo o mundo.
“Estamos naquela fase de implementação do sínodo na diocese. Estamos explicando para a nossa liderança, já tivemos várias reuniões, vamos ter outras. E aos pouquinhos vamos criando essa mentalidade da sinodalidade, da participação, do caminhar juntos, fazer um discernimento histórico do que Deus pede de nós nesse momento que estamos vivendo”, destaca o Bispo.
Dom José Roberto comenta sobre a participação dos fiéis após a pandemia. Para ele, após um tempo de igrejas vazias, hoje já percebe as pessoas que estavam afastadas retornando às comunidades e, especialmente, o retorno de adultos buscando os sacramentos. Diante desse desafio, o bispo destaca um processo em andamento na diocese que promoveu a escuta e a partilha para um melhor acompanhamento no catecumenato, que é o período de formação e preparação dos fiéis adultos para os sacramentos.
“Nós temos 96 paróquias, e agora, estamos fazendo um trabalho de elaboração de um novo diretório para o sacramento da Diocese de Limeira. Já está no Conselho de Presbítero, nós estamos discutindo. Eu fiz uma ampla consulta; a aplicação da sinodalidade. Pedi para todos os padres darem sugestão e por mais de um ano, nós trabalhamos essa parte, digamos, na base. Ouvimos os padres, leigos, e elaboramos o primeiro texto, que vai ser discutido no Conselho de Presbíteros até chegar a um texto final, que vai valer para toda a nossa Diocese, com a participação de todos. Então, o catecumenato tem funcionado muito bem na Diocese, a catequese para adultos tem tido bons frutos, e eu vejo, com muito otimismo, o futuro da Diocese”, relata o Bispo.
O bom uso do tempo! Oremos neste fim de ano com Santo Afonso
Terminemos este ano no espírito da contemplação da misericórdia de Jesus Cristo, feito homem por nós, e sob o olhar de Maria, doce Mãe do Redentor!
Ano novo, tudo novo: recomeços emocionais possíveis
Gisele Ceciliano aborda a importância de recomeços emocionais possíveis e do cuidado com a saúde mental na virada do ano.
Saúde e bem-estar: como começar antes do Ano Novo
Pequenos ajustes feitos agora ajudam a chegar ao início do próximo ano com mais leveza, sem culpa e sem a sensação de recomeçar do zero.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.