Notícias

Em entrevista à Vatican News, Padre Inácio comemora os 70 anos da Rádio Aparecida

Escrito por Rádio Aparecida

24 FEV 2021 - 09H30 (Atualizada em 24 FEV 2021 - 11H17)

Juan Ribeiro/Rede Aparecida

Uma das mais importantes emissoras católicas do Brasil, a Rádio Aparecida completa 70 anos de fundação no dia 8 de setembro, data da Festa da Natividade de Nossa Senhora. Coordenada pelos Missionários Redentoristas desde 1951, a Rádio Aparecida mantém há décadas uma sólida parceria com a Rádio Vaticano, em língua portuguesa, com a divulgação de seus boletins diários trazendo notícias e mensagens do Papa, além da transmissão de outros programas da Rádio Vaticano.

A Rádio Aparecida e a Rádio Vaticano já têm uma colaboração recíproca de décadas, mais ou menos desde os anos 1970 que a nossa emissora está integrada com a evangelização da Igreja nesta parceria com a Rádio Vaticano. Eu me lembro que aqui na Rádio Aparecida nós tínhamos grandes antenas para poder captar a programação da Rádio Vaticano e depois propagá-la para todo o nosso Brasil”, recorda o diretor, padre Inácio Medeiros, Missionário Redentorista, no vídeo em que homenageia a Rádio Vaticano por seus 90 anos comemorados em 2021.

Atualmente, com outros recursos de comunicação interligados ao satélite, à TV e Internet, os boletins da Rádio Vaticano são veiculados pela Rádio Aparecida durante o jornal “Notícias em 30”, de segunda a sábado, às 7h, e no programa diário “Com a Mãe Aparecida”, às 20h (horários de Brasília).

70 anos de história e devoção

Logo após sua fundação, a emissora de Nossa Senhora foi ganhando projeção nacional por estar totalmente em sintonia com o Santuário Nacional de Aparecida tornando-se referência no âmbito da comunicação católica.

E para comemorar os 70 anos da emissora, a direção desenvolveu com sua equipe um projeto que tem por objetivos: reviver a trajetória de comunicação com gratidão, viver com alegria as mudanças trazidas pelo tempo presente e projetar o futuro com esperança e determinação. Um dos desafios está sendo o de consolidar, cada vez mais, a marca “Rádio Aparecida 104,3 FM” entre os ouvintes e anunciantes, uma vez que houve em 2018 o desligamento da AM e o início das operações em FM, atendendo às discussões entre o governo federal e as entidades de radiodifusão no Brasil para a migração das faixas das emissoras no país.

Padre Inácio também aponta no horizonte uma tendência do rádio hoje, na qual a Rádio Aparecida já está sendo inserida com a finalidade de alcançar sempre novos públicos: o rádio com imagem. A emissora realiza transmissões de programas, ao vivo, por meio de seus canais (YouTube e Facebook), bem como, em parceria com o Portal A12, destaca uma área para podcasts no site, oferecendo, por meio dessa plataforma de áudio, conteúdos específicos ou adaptações de produções radiofônicas.

“Tínhamos uma projeção pessimista que dizia do fim do rádio. Isso não é real, não é verdadeiro. Ao contrário, o rádio, como um veículo versátil, tem a grande capacidade de se realocar no cenário da comunicação mantendo seus ouvintes e alcançando internautas. Tanto assim que agora no tempo da pandemia da Covid-19 sua audiência média cresceu em 20%”, reflete padre Inácio.

No auge da trajetória da Rádio Aparecida, a direção ainda comemora a existência da Rede Aparecida de Rádio (RAR). A iniciativa, lançada em 2018, contempla a união de emissoras de rádio de vários pontos do Brasil que transmitem em sua programação, conteúdos exclusivos e produzidos pela Rádio Aparecida a partir dos quatro pilares: Formação, Informação, Evangelização e Boa Música. A missão da RAR é ampliar a presença de “Aparecida” no cotidiano do povo brasileiro.

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...