Notícias

Encontro de Rádios busca sinodalidade, o planejamento e a organização

“Somos chamados a redescobrir a comunicação que edifica, que se conecta, que parte novamente do coração, da escuta do outro e da palavra que abençoa, que diz bem”, Cardeal Paollo Ruffini

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

06 DEZ 2023 - 09H00 (Atualizada em 07 DEZ 2023 - 15H45)

Divulgação

Todos nós bem sabemos da importância do Concílio Vaticano II (1962 – 1965) e a influência dos documentos que ele produziu, tanto que continuam marcando ainda hoje o rumo de sua caminhada.

Um dos primeiros documentos promulgados pelo concílio, o Decreto Inter Mirifica está completando 60 anos. O texto tem a marca do pioneirismo porque com ele pela primeira vez a Igreja abordava num de seus documentos o tema da comunicação nos diversos meios, falando também de sua influência na Igreja e no mundo.

Com o Decreto Inter Mirifica a Igreja assumiu uma visão e uma postura mais otimista em relação à comunicação no mundo de rápidas transformações. Esse documento, que não perdeu a sua atualidade, precisa ser entendido no conjunto dos demais documentos do Vaticano II, sobretudo, das Constituições Lumen Gentium e Gaudium et Spes, que mostram a Igreja não mais de costas para o mundo, fechada em si mesma, mas aberta num processo de diálogo com a sociedade hodierna.

Além de tratar da relação da Igreja com os meios de comunicação social, o decreto Inter Mirifica relaciona os organismos que promovem e atuam na comunicação, falando da necessária sustentação dos meios pela Igreja, orientando que em cada Conferência Episcopal houvesse ao menos uma comissão especial para acompanhar o processo de comunicação.

Planejar a comunicação

Dentro deste contexto celebrativo, na segunda-feira, dia 4 de dezembro, aconteceu em São Paulo, nas dependências da Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom), na Vila Mariana, um importante encontro das forças que gerenciam a comunicação da Igreja no Brasil: a Pastoral da Comunicação (Pascom), Signis Brasil, Comissão Episcopal de Comunicação e Assessoria de Comunicação da CNBB, com os gestores das rádios e TVs de inspiração católica.

O Brasil é único no mundo pelo fato de ter uma Igreja que conta com tantos e diversificados de veículos de comunicação, permitindo que a verdade do Evangelho de Jesus Cristo possa chegar a mais e mais pessoas. No momento calcula-se que sejam mais de 300 emissoras de rádio e pelo menos 08 redes de TV, sem falar das inúmeras plataformas digitais que não estão aqui relacionadas.

Na parte da manhã, aconteceu primeiro a reunião das rádios e na parte da tarde a reunião das TVs, contando com a participação dos bispos referenciais da comunicação da Igreja no Brasil. Padre Inácio, Bruna Pereira e José Eduardo representaram a Rádio Aparecida, enquanto Pe. Mauro Vilela e Ir. Alan representaram a TV Aparecida.

Além do rico momento de reflexão, partilha, troca de experiências, levantamento de desafios e expectativas, também se iniciou o processo de preparação das ações da Igreja no Brasil para os próximos anos, onde se destaca o Sínodo da Sinodalidade que continua, o grande Jubileu de 2025, o Jubileu de 2031 — Guadalupano, o Jubileu de 2033 — Morte e Ressurreição de Jesus, o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o 8º Encontro da Pascom, a 61ª AG CNBB, Campanha da Fraternidade 2024 (60 anos) e 2025 e diversos outros.

Outros encontros seguirão mostrando a necessidade de um trabalho organizado, feito com planejamento, para que se fuja do amadorismo e improvisação tão presente ainda na ação da Igreja nos Meios de Comunicação. Entre todos os presentes, seja fisicamente como na forma online, se percebeu a importância e o destaque da Rede Aparecida de Comunicação e da Rede Aparecida de Rádio, uma das mais organizadas e efetivas no atual contexto da Igreja no Brasil.

Confira as últimas da Rádio Aparecida!  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...