Todos nós bem sabemos da importância do Concílio Vaticano II (1962 – 1965) e a influência dos documentos que ele produziu, tanto que continuam marcando ainda hoje o rumo de sua caminhada.
Um dos primeiros documentos promulgados pelo concílio, o Decreto Inter Mirifica está completando 60 anos. O texto tem a marca do pioneirismo porque com ele pela primeira vez a Igreja abordava num de seus documentos o tema da comunicação nos diversos meios, falando também de sua influência na Igreja e no mundo.
Com o Decreto Inter Mirifica a Igreja assumiu uma visão e uma postura mais otimista em relação à comunicação no mundo de rápidas transformações. Esse documento, que não perdeu a sua atualidade, precisa ser entendido no conjunto dos demais documentos do Vaticano II, sobretudo, das Constituições Lumen Gentium e Gaudium et Spes, que mostram a Igreja não mais de costas para o mundo, fechada em si mesma, mas aberta num processo de diálogo com a sociedade hodierna.
Além de tratar da relação da Igreja com os meios de comunicação social, o decreto Inter Mirifica relaciona os organismos que promovem e atuam na comunicação, falando da necessária sustentação dos meios pela Igreja, orientando que em cada Conferência Episcopal houvesse ao menos uma comissão especial para acompanhar o processo de comunicação.
Planejar a comunicação
Dentro deste contexto celebrativo, na segunda-feira, dia 4 de dezembro, aconteceu em São Paulo, nas dependências da Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom), na Vila Mariana, um importante encontro das forças que gerenciam a comunicação da Igreja no Brasil: a Pastoral da Comunicação (Pascom), Signis Brasil, Comissão Episcopal de Comunicação e Assessoria de Comunicação da CNBB, com os gestores das rádios e TVs de inspiração católica.
O Brasil é único no mundo pelo fato de ter uma Igreja que conta com tantos e diversificados de veículos de comunicação, permitindo que a verdade do Evangelho de Jesus Cristo possa chegar a mais e mais pessoas. No momento calcula-se que sejam mais de 300 emissoras de rádio e pelo menos 08 redes de TV, sem falar das inúmeras plataformas digitais que não estão aqui relacionadas.
Na parte da manhã, aconteceu primeiro a reunião das rádios e na parte da tarde a reunião das TVs, contando com a participação dos bispos referenciais da comunicação da Igreja no Brasil. Padre Inácio, Bruna Pereira e José Eduardo representaram a Rádio Aparecida, enquanto Pe. Mauro Vilela e Ir. Alan representaram a TV Aparecida.
Além do rico momento de reflexão, partilha, troca de experiências, levantamento de desafios e expectativas, também se iniciou o processo de preparação das ações da Igreja no Brasil para os próximos anos, onde se destaca o Sínodo da Sinodalidade que continua, o grande Jubileu de 2025, o Jubileu de 2031 — Guadalupano, o Jubileu de 2033 — Morte e Ressurreição de Jesus, o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o 8º Encontro da Pascom, a 61ª AG CNBB, Campanha da Fraternidade 2024 (60 anos) e 2025 e diversos outros.
Outros encontros seguirão mostrando a necessidade de um trabalho organizado, feito com planejamento, para que se fuja do amadorismo e improvisação tão presente ainda na ação da Igreja nos Meios de Comunicação. Entre todos os presentes, seja fisicamente como na forma online, se percebeu a importância e o destaque da Rede Aparecida de Comunicação e da Rede Aparecida de Rádio, uma das mais organizadas e efetivas no atual contexto da Igreja no Brasil.
1/5
A importância de buscar as repostas da vida em si mesmo
A professora neurocientista Andrea Deis lhe convida essa semana a uma reflexão mais profunda sobre si mesmo.
Minuto Eleições: Como é definido o número de mulheres candidatas?
Uma série de perguntas e respostas que permitem um olhar diferenciado sobre o papel do cidadão consciente diante das urnas!
Nova parceria entre Brad Pitt e George Clooney já é sucesso nas telinhas
Filme ainda nem estreou e já tem sequência confirmada.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.