Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 26 MAR 2020 - 14H33

Entenda as reações do Brasil e do mundo ao pronunciamento de Bolsonaro

TV Brasil
TV Brasil


Ouça a reportagem ou, se preferir, leia a matéria:

Pelo menos 25 dos 27 governadores brasileiros afirmaram que vão manter as regras de isolamento, apesar do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira, pedindo a volta à normalidade e o fim do confinamento em massa da população. 

Não se manifestaram sobre o assunto apenas os governadores de Rondônia e Roraima. A reunião aconteceu através de uma videoconferência, na tarde desta quarta-feira.

Vitor Marchetti, cientista político e professor da Universidade do ABC, analisa a repercussão das falas do presidente sobre a pandemia de coronavírus e também as reações dos governadores frente à situação.

Para o cientista político, a postura e o discurso do presidente estão pautados em interesses eleitorais e voltados a grupos de seguidores fiéis que o colocaram no poder.


Repercussão internacional negativa 

Não é de hoje que palavras de Jair Bolsonaro repercutem negativamente fora da fronteira brasileira. E não foi diferente desta vez, ao criticar a imprensa, repreender governadores e classificar mais uma vez, a doença como “histeria” e “resfriadinho”.

Os principais jornais do mundo repercutiram o assunto e questionaram as palavras de Bolsonaro que vão na contramão de tudo o que as autoridades de saúde e os demais líderes mundiais têm adotado em seus países.

Carolina Silva Pedrosa, professora e pesquisadora do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da UNESP responde as seguintes dúvidas:

- A partir das declarações do presidente, sobretudo do último pronunciamento nacional, como o governo brasileiro passa a ser visto por outros países no enfrentamento ao coronavírus?

- O jornal americano The Washington Post relaciona a política de Bolsonaro a aplicada por Donald Trump nos Estados Unidos, já que o republicano também afirmou que pretende restabelecer as atividades normais em território americano até 12 de abril. A realidade brasileira pode ser comparada a dos EUA para que as medidas tomadas sejam iguais?

- As afirmações do presidente podem causar um problema na relação diplomática com outros países?

:: Informe-se diariamente com notícias a respeito da pandemia no A12

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...