O fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, Santo Afonso Maria de Ligório teve uma vida tão fascinante que a proposta da Rádio Aparecida em seu podcast é justamente valorizar sua trajetória e missão para nós, que nos dias de hoje, buscamos referências para uma vida religiosa de fé e coragem.
A Rádio Aparecida e o A12 esperam que esse conteúdo edifique sua fé neste dia 1º de agosto:
Formação humana e cristã: carreira de advogado e conversão
Afonso Maria de Ligório nasceu no dia 27 de setembro de 1696, em Marianela, pertinho de Nápoles. Era o primogênito de uma família de oito filhos pertencente à nobreza napolitana.
Os historiadores da Igreja consideram Santo Afonso Maria de Ligório um homem extraordinário por sua capacidade de multiforme: ele foi advogado, músico, teólogo, pintor, poeta e escritor moralista, se desenvolvendo bem em todas as atividades que se propôs a realizar.
Vida religiosa consagrada: caminho de serviço aos mais pobres e abandonados
Em 1723 aos 27 anos, após um longo processo de discernimento, abandonou a carreira jurídica depois do fracasso em um importante caso nos tribunais. Mesmo sem o apoio do pai, Afonso começou os estudos eclesiásticos sendo ordenado sacerdote no dia 21 de dezembro de 1726 aos 30 anos.
Santo Afonso viveu seus primeiros anos de sacerdócio fazendo apostolado junto aos sem teto e aos jovens marginalizados; fundou as "capelas do entardecer" ou "capelas vespertinas", que eram centros dirigidos pelos próprios integrantes do grupo para oração, proclamação da palavra de Deus, atividades sociais, educação e vida comunitária.
O carisma e missão da Congregação Redentorista
Em 1732, no dia da dedicação da Basílica de Latrão, que é dedicada ao Santíssimo Salvador, Santo Afonso e outros cinco companheiros iniciaram na Congregação do Santíssimo Redentor. Nesse projeto, ele foi inspirado pela Beata Maria Celeste Crostarosa, fundadora da Ordem do Santíssimo Redentor.
A essência e dinâmica de vida da congregação sempre foi o trabalho missionário e o cuidado com os mais necessitados, sempre levando a palavra de Deus a todos os lugares. A Congregação do Santíssimo Redentor vive a espiritualidade afonsiana, ou seja, todos os ensinamentos que o fundador Santo Afonso deixou.
A contribuição de Santo Afonso para igreja através de suas obras escritas
Santo Afonso sempre foi um homem à frente de seu tempo, deixando muitas contribuições para a Igreja. Suas obras escritas retratando o seu pensamento nos fazem refletir diariamente. Foi um fecundo escritor.
De todas as obras que nos deixou as mais conhecidas são “O Grande Meio da Oração”, que ele considerou uma das mais importantes obras para o povo, seu desejo era dar esse livro para tantas pessoas quantas houvessem no mundo. Muitos de seus livros foram traduzidos até hoje e entre eles se destacam “A Prática de Amar a Jesus Cristo”, “As Glórias de Maria” e “Visitas ao Santíssimo Sacramento e a Maria Santíssima”.
Escute outros conteúdos relacionados a Santo Afonso:
:: Aventure-se com Santo Afonso de Ligório e celebre a Congregação Redentorista
:: Conheça a fundação da Congregação Redentorista pelo espírito de Santo Afonso
:: Recordando Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Redentoristas
Os robôs vão roubar seu emprego?
Os efeitos da inteligência artificial (IA) no cenário nacional, ganham mais espaço e mais relevância no mercado de trabalho.
Obesidade x Doenças Crônicas: entenda a relação e os riscos
No dia a dia é possível reduzir significativamente os riscos e viver de forma mais saudável e longeva.
Um Cotidiano Bem Temperado: Espinafre de Forno
Um prato completo, fácil de fazer e tem um sabor delicioso.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.