Notícias

Especialista reforça importância dos pais para retorno seguro das aulas

Em entrevista para a jornalista Rafaela Oliveira, médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto mostra-se favorável ao retorno das atividades presenciais nas escolas do estado de SP

Escrito por Rádio Aparecida

20 OUT 2021 - 10H16

Halfpoint/ Shutterstock

O médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto foi entrevistado pela jornalista Rafaela Oliveira no "Notícias em 30" desta terça-feira (19). Ele opinou sobre o retorno 100% presencial das atividades nas escolas do estado de São Paulo e destacou o papel dos pais para a segurança dos filhos.

"O mundo inteiro está retornando às aulas. O Brasil é o país do mundo um pouco mais desenvolvido, que mais dias manteve suas escolas fechadas, particularmente as escolas públicas, porque as escolas privadas, em grande maioria, já retornaram às aulas. Quem está sofrendo por falta de aula são justamente aqueles mais desprotegidos, o que é terrível. É uma dívida impagável que nós temos com as nossas crianças. As nossas crianças precisam retornar às aulas não por causa de aprender português, matemática. Precisam porque a escola é o lugar onde as crianças aprendem a viver com outras crianças, aprendem a viver em sociedade, a socializar", afirmou o especialista. 

Para Vecina, a retomada das atividades devem ser feitas em ambientes seguros: "É fundamental que você tenha uma mínima condição de higiene nas escolas e que as classes sejam arejadas (...) Essa decisão deve ser tomada de escola para escola e não para todas as escolas. As escolas que não têm mínimas condições, vão ter que receber outra alternativa. Aí os mestres, os pais, precisam tomar uma decisão de confrontar o governo. De resto, tem que ir de máscara e recomenda-se que as crianças que tenham doenças pré-existentes, as chamadas 'comorbidades', que os pais dialoguem com os médicos das crianças, para tomar a decisão de retornar às aulas ou não". 

O médico sanitarista conclui falando sobre o papel fundamental dos pais e familiares neste retorno: "O comportamento que as crianças levarão para a escola é, em parte, o comportamento que elas têm em casa. Então, esse espaço que estamos criando para as crianças, são espaços importantes que sejam ocupados pelos pais, pela família". 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...