Você já parou para pensar qual a diferença das missas dominicais para as missas diárias na semana?
Hoje a gente responde essa pergunta. Confira o podcast e a resposta do padre Carlinhos!
A pergunta de hoje é da nossa ouvinte Mirela Oliveira, de Campinas (SP). Ela faz o seguinte questionamento:
O número 34, da Carta Apostólica Dies Domini, escrito pelo nosso santo, o Papa João Paulo II sobre a santificação do domingo, vai nos ajudar a responder a sua pergunta.
O documento diz assim:
"Não há dúvida que a Eucaristia dominical não possui, em si própria, um estatuto diferente daquela que se celebra em qualquer outro dia, nem pode ser separada do conjunto da vida litúrgica e sacramental. Esta é por sua natureza uma epifania da Igreja, (42) que tem o seu momento mais significativo quando a comunidade diocesana se reúne em oração com o próprio Pastor: 'A principal manifestação da Igreja se faz numa participação perfeita e ativa de todo o Povo santo de Deus na mesma celebração litúrgica, especialmente na mesma Eucaristia, numa única oração, ao redor do único altar a que preside o Bispo, rodeado pelo presbitério e pelos ministros'. (43) A relação com o Bispo e com a comunidade eclesial inteira está presente em cada celebração eucarística, mesmo sem ser presidida pelo Bispo, em qualquer dia da semana que for celebrada. Expressão disso é a menção do Bispo na Oração Eucarística.
A Eucaristia dominical, porém, com a obrigação da presença comunitária e a solenidade especial que a caracteriza precisamente por ser celebrada 'no dia em que Cristo venceu a morte, e nos fez participantes da sua vida imortal', (44) manifesta com maior ênfase a própria dimensão eclesial, tornando-se quase paradigmática para as demais celebrações eucarísticas. Cada comunidade, reunindo todos os seus membros para a 'fracção do pão', sente-se como um lugar privilegiado onde o mistério da Igreja se realiza concretamente. Na própria celebração, a comunidade abre-se à comunhão com a Igreja universal, (45) rezando ao Pai que 'Se lembre da Igreja dispersa por toda a terra' e a faça crescer, na unidade de todos os crentes com o Papa e com os Pastores de cada Igreja Particular, até chegar à perfeição da caridade".
a) A O Domingo é dia do Senhor, é dia de Eucaristia, é dia por excelência de celebrar a Santa Missa, pelo fato da ressurreição do Senhor ter se dado no domingo, por isso podemos dizer sem dúvida da grande importância e a necessidade da participação da santa Missa dominical, é o dia em que toda a comunidade se reúne como uma grande família, para santificar a semana, ouvindo a Palavra e comungando o corpo e o sangue de Jesus fortalecendo assim o espírito para as lutas da semana. Desde o início, os cristãos celebraram sua fé na ressurreição por meio da Eucaristia, da Missa, exatamente no domingo, que os cristãos de origem judaica indicavam como “o primeiro dia da semana”.
b) Mas é importante também frisar que todas as missas são o mesmo, único e suficiente sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, oferecido na Cruz do Calvário ao Pai, por nossos pecados, tornado real e substancialmente presente. A Missa é celebrada todos os dias, e em todos têm o mesmo valor intrínseco.
Por isso, não sendo possível participar da Missa no Domingo, pois estamos falando de uma real impossibilidade como, por exemplo, igreja muito longe, falta de sacerdote, trabalho no domingo, ou não pôde porque estava cuidando de um doente, ou outras atribuições urgentes, podemos celebrar o nosso domingo na missa semanal, mas nesses casos de extrema impossibilidade, de um grave motivo. Agora, deixar de ir à missa dominical seja por pura escolha, preguiça, ou porque é mais curta a celebração, aí é motivo de pecado, pois estamos deixando de santificar o domingo e de nos unir a grande família que é a nossa comunidade eclesial e rezar uns pelos, outros e pelas nossas necessidades pessoais e comunitárias.
Saúde articular para mais mobilidade e bem-estar
O ortopedista Dr. Felipe Pires explica de maneira simples o que podemos fazer no dia a dia para manter nossas articulações saudáveis e uma vida com mais qualidade.
Dias Mais Doces: Pavê de Nozes e Doce de Leite
O pavê chega para adoçar as comemorações de Natal e Ano-Novo, tornando cada momento ainda mais especial.
Confira as notícias desta sexta-feira (05) no Notícias em 30
Nesta edição, você confere a visita da comitiva de Luján ao Santuário de Aparecida e os comentários da Irmã Helena Corazza sobre a missão da Signis Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.