Notícias

Faça Novena para Exaltação da Santa Cruz por Santo Afonso

Escrito por Rádio Aparecida

12 SET 2022 - 10H00 (Atualizada em 13 SET 2022 - 10H28)

No dia 14 de setembro celebramos a Festa da Santa Cruz e com ela, a festa da evangelização. Há mais de 500 anos o Brasil começava a ser evangelizado quando aqui aportaram os primeiros missionários vindos da Esquadra de Pedro Álvares Cabral. No dia 26 de abril celebrou-se a primeira missa em solo brasileiro e aqui foi plantada a Cruz. Nossa terra passou a ser chamada de Ilha de Vera Cruz e depois, de Terra de Santa Cruz.

O Santo Cruzeiro, plantado após cada Missão Redentorista pregada, nos recorda o compromisso missionário. Que possamos, guiados pelo mesmo amor com que Santo Afonso amava a Cruz Sagrada, trilhar o caminho de Jesus, achegando-nos a ele por meio do sofrimento e das dificuldades da vida, porque no fim alcançaremos a vitória.

:: Reze também o tríduo da Exaltação a Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores

Nos preparemos rezando juntos esta novena conforme os textos inspirados de Santo Afonso Maria de Ligório. O texto que apresentamos é baseado nas “Reflexões sobre a Paixão de Jesus Cristo” de Santo Afonso Maria de Ligório.

Amar a Deus nos tumultos do mundo

Almas devotas, procuremos ao menos imitar a esposa dos cânticos que dizia:
"eu assentei minha sombra naquele que tanto desejei.
Ó, que doce repouso as almas que amam a Deus encontram nos tumultos deste mundo e nas tentações que nos levam à perdição!
E mesmo nos temores dos juízos de Deus, contemplando a sós em silêncio, o nosso amado Redentor agonizando na Cruz, gotejando o seu sangue Divino de todos os seus membros já feridos e rasgados pelos açoites, pelos espinhos e pelos cravos".

Jesus crucificado afugenta de nós as honras mundanas

Oh, como a vista de Jesus crucificado afugenta de nossas mentes todos os desejos de honras mundanas das riquezas da terra e dos prazeres dos sentidos!
Daquela Cruz vem até nós uma vibração celeste, que docemente nos desprende dos objetos terrenos e acende em nós um santo desejo de sofrer e morrer por amor daquele que quis sofrer tanto e morrer por amor de nós.

Jesus se oferece por amor a nós

Ó Deus, se Jesus Cristo não fosse o que ele é, filho de Deus e verdadeiro Deus nosso criador e Supremo Senhor, mas um simples homem, quem não sentiria compaixão vendo um jovem de nobre linhagem, inocente e santo morrer a força de tormentos sobre um madeiro infame para pagar, não os seus delitos, mas os de seus mesmos inimigos e assim libertá-los da morte em perspectiva? Quem não sentiria a compaixão?

Jesus na Cruz, nosso grande benfeitor

E como é possível que não ganhe os afetos de todos os corações um Deus que morre num mar de desprezo e de dores por amor de suas criaturas?
Como poderão essas criaturas amar outra coisa fora de Deus? Como pensar em outra coisa que em ser grato para com este mesmo tão amante benfeitor?

Importa conhecer o mistério da Cruz

"Ó, se conhecesses o mistério da Cruz", disse Santo André ao tirano que queria induzi-lo a renegar Jesus Cristo por ter Jesus se deixado crucificar como malfeitor.
"Ó, se entendesses, tirano, o amor que Jesus Cristo te mostrou querendo morrer na Cruz para satisfazer por teus pecados e obter-te uma felicidade eterna, certamente não te empenharias em persuadir-me a renegá-lo, pelo contrário, tu mesmo abandonarias tudo que possuís e esperas nesta terra para comprazeres e contentares um Deus que tanto te amou".

Felizes os que abandonaram tudo por Cristo

Que vergonha para nós, quantas tenras virgenzinhas renunciaram a casamentos principescos, riquezas reais e todas as delícias terrenas e voluntariamente sacrificaram sua vida para testemunhar qualquer gratidão pelo amor que lhes demonstrou este Deus crucificado!
Como explicar, então, que há muitos cristãos a Paixão de Cristo faz tão pouca impressão?
Isto provém de pouco que consideram nos padecimentos sofridos por Jesus Cristo por amor a nós.

E eu, que faço por Cristo na Cruz?

Ah, meu Redentor! Também eu estive no número desses ingratos tantas vezes!
Vós sacrificastes vossa vida sobre uma Cruz para que não me perdesse e em tantas vezes quis perder-vos, ó bem infinito, perdendo a vossa graça! 
O espírito do mal, com a recordação de meus pecados pretenderia, tornar-me dificílima a salvação, mas a vista de vós crucificado, meu Jesus, me assegura que não me repelireis de vossa face e eu me arrepender de vos haver ofendido e quiser-vos amar!

Arrependimento para nunca mais se separar do amor de Deus

Ó, sim, eu me arrependo e quero amar-vos com todo o meu coração!
Detesto aqueles malditos caminhos que me fizeram perder a vossa graça!
Amo-vos bondade infinita e quero amar-vos sempre e a recordação de minhas falhas servirá para me inflamar ainda mais no vosso amor, que viestes em busca de mim quando eu de vós fugia. Não, não quero nunca separar-me de vós, nem deixar de vos amar, meu Jesus, nesta Santa Cruz por amor a mim!

Maria, a virgem das Dores, vem em meu socorro!

Maria, refúgio dos pecadores!
Vós que tanto participastes das dores de vosso filho na sua morte,
Suplicai-lhe que me perdoe e me conceda a graça de o amar hoje e por toda eternidade.
Amém!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...