Governo avalia acelerar edital do Programa Mais Médicos para indígenas

O Ministério da Saúde anunciou ontem (22), que por causa da desassistência sanitária da população do território Yanomami, estuda acelerar um edital do Programa Mais Médicos para recrutar profissionais para atuarem nos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei).
Segundo a pasta, o recrutamento seria de médicos tanto formados no Brasil, como no exterior, e a atuação seria de maneira permanente, inclusive no Dsei Yanomami, onde quase 100 crianças morreram no ano passado, segundo o Ministério dos Povos Indígenas. Os Dsei são unidades de responsabilidade sanitária federal e correspondem a uma ou mais terras indígenas. Ainda de acordo com a pasta, a medida é uma das ações da Sala de Situação, criada na sexta-feira (20), para apoiar ações de enfrentamento à desassistência dos povos que vivem no território Yanomami.
Criado na gestão de Dilma Rousseff (PT) em 2013, o programa Mais Médicos sofreu resistências do último governo, que decidiu criar um novo programa em 2019, o Médicos pelo Brasil, para substituir o programa petista.
Até então, os dois programas estavam existindo de forma concomitante. E, segundo o secretário do Ministério da Saúde, não foram suficientes para preencher as vagas no interior e em periferias, áreas que mais sofrem com a falta de médicos na atenção básica.
Mortes continuam a acontecer
Morreu a mulher Yanomami fotografada em estado grave de desnutrição, com costelas aparentes e corpo debilitado, em cima de uma balança. A morte dela foi divulgada neste domingo (22) pela associação Urihi. Ela tinha 65 anos e era da comunidade Kataroa, onde há forte presença de garimpeiros ilegais e casos de dezenas de crianças doentes.
A Terra Indígena Yanomami registra nos últimos anos agravamento na saúde dos indígenas, com casos graves de crianças e adultos com desnutrição severa, verminose e malária, em meio ao avanço do garimpo ilegal.
O cenário de crise sanitária fez com que o Ministério da Saúde decretasse emergência na saúde. Em visita a Boa Vista para acampar de perto a situação, o presidente Lula (PT) classificou a situação dos Yanomami como "desumana".
Ao informar o óbito, a associação pediu que a imagem dela não seja mais compartilhada nas redes sociais.
E ainda: Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas destaca práticas integrativas e complementares para cuidados com a saúde mental:

Terço dos Homens: Tenda da Rádio Aparecida acolherá devotos
A programação da Rádio Aparecida ficará diferenciada nos dias 10 a 12 de fevereiro por conta da 15ª Romaria do Terço dos Homens.

Adam Sandler e Drew Barrymore no mesmo filme. Adivinha qual?
Depois de “Afinados no Amor” e “Como se Fosse a Primeira Vez”, vale a pena curtir "Juntos e Misturados".

Estratégia x Mão na massa: 3 passos para organizar!
Ter uma estratégia bem definida de negócio ajuda o "mão na massa" ser mais assertivo.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.