Em períodos específicos, a Igreja nos convida a praticar o jejum e a abstinência. Para muitos católicos, assim como a Renata, de Volta Redonda (RJ), ambas as práticas geram confusão sobre como e quando fazê-los.
O Padre Lucas Emanuel, missionário redentorista, auxilia nessas dúvidas.
Jejum
O Direito Canônico da Igreja afirma que o jejum é “uma forma de penitência consistente na privação de alimentos”. A orientação é que se faça apenas uma refeição completa no dia e, caso haja necessidade, pode-se tomar duas outras pequenas refeições. Normalmente se pratica em tempos fortes da Igreja, como a Quaresma e o Advento.
Abstinência
Sobre abstinência, o Direito Canônico vai dizer que “consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre”. Na tradição, se indica abstenção de carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa.
Ouça a explicação completa do quadro “Religião também se aprende”:
Rezemos ao Sagrado Coração de Jesus nesta 1ª sexta-feira de fevereiro
Rezemos juntos a oração ao Sagrado Coração de Jesus na 1ª sexta-feira do mês de fevereiro.
Um Cotidiano Bem Temperado: Torta Rústica de Abobrinha
Aromatizada e saborizada com queijo, a sugestão do chef Osley José é uma receita leve, com muito sabor e perfeita para o fim de semana.
Empreendedorismo: boas práticas para se destacar no mercado
Empreender é mais do que abrir um negócio: é lidar com sonhos, desafios emocionais e escolhas, de forma real, humana e consciente.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.