Notícias

Lula discursa na COP27 e diz que quer zerar desmatamento

Escrito por Rádio Aparecida

17 NOV 2022 - 15H51

AHMAD GHARABLI/AFP

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso ontem na COP27, no Egito. Assim que confirmada sua eleição, ele foi convidado a participar da conferência sobre mudanças climáticas. Esta é a primeira viagem de Lula ao exterior desde a vitória nas eleições de 2022 contra o presidente Jair Bolsonaro, que não viajou para a COP27.

Ele criticou gastos de trilhões de dólares em guerras, enquanto 900 milhões passam fome. Segundo ele, a luta contra o aquecimento não pode ser desassociada ao combate à desigualdade. E prometeu zerar o desmatamento até 2030 e punir garimpo, mineração, extração de madeira e agropecuária indevida. Sem citar Bolsonaro, criticou o governo atual pela devastação do meio ambiente.

Ainda durante o discurso, Lula propôs à Cúpula dos Países Membros do Tratado de Cooperação Amazônica o Brasil como sede da COP 30, em 2025 em algum estado amazônico e disse que que o agronegócio será aliado estratégico na busca por agricultura sustentável.

O presidente eleito cobrou países ricos pelo cumprimento dos acordos climáticos e o financiamento de ações ambientais dos países pobres. A Cúpula do Clima serve para que os países possam discutir as mudanças climáticas e propor medidas para a redução de gases do efeito estufa.

O jornalista Rafael Rodrigues conversou com uma especialista que está no Egito, participando da COP27, que falou mais sobre o discurso do presidente eleito, e a participação brasileira no evento. Escute a matéria a partir de 4 minutos:



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...