Notícias

Mercado imobiliário cresceu além do esperado em 2020

Escrito por Rádio Aparecida

07 JAN 2021 - 16H27 (Atualizada em 08 JAN 2021 - 08H57)

Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

O ano de 2020 foi complicado para diversos setores da economia, mas um, em especial, apresentou resultados positivos. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), até novembro, o mercado imobiliário cresceu além do esperado.

A presidente da Associação, Cristiane Portella, avalia que, em meio a um cenário tão difícil, o crescimento foi uma surpresa positiva.

Para Cristiane, a taxa de juros em patamar histórico foi um fator que impactou diretamente no crescimento. Por outro lado, quem vive de aluguel viu os preços subirem. O Índice Geral de Preços – Mercado o (IGP-M) encerrou 2020 com a alta de 23,14% de inflação sobre o aluguel, sendo o maior desde 2002.

O vice-presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Augusto Viana, orienta que o inquilino tente negociar o valor do aluguel.


Após fala polêmica sobre país estar quebrado, Bolsonaro ironiza e diz que “o Brasil está uma maravilha”

Shutterstock
Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

Um dia após dizer a apoiadores que o Brasil está “quebrado” e que, por isso, não consegue “fazer nada”, o presidente Jair Bolsonaro declarou, nesta quarta-feira, em tom de ironia, que o país “está bem, está uma maravilha”.

Bolsonaro fez a afirmação ao parar para conversar com apoiadores que o aguardavam na entrada da residência oficial, no Palácio da Alvorada. No dia anterior, terça-feira desta semana, também na saída da residência oficial, Bolsonaro disse que o Brasil está "quebrado" e que a imprensa potencializou a pandemia do novo coronavírus.

A declaração gerou reações de políticos e especialistas, que cobram do governo reformas estruturais na área econômica. Gleibe Pretti, advogado e cientista político, avalia mais essa polêmica envolvendo o presidente Jair Bolsonaro.

- O Brasil é um país de dimensões continentais e grande capital humano e financeiro. É possível afirmar que ele está mesmo 'quebrado'?

- Após dois anos de governo Bolsonaro, é adequado por parte do presidente colocar a culpa na mídia e em outros setores pela atual situação do país?

- A mudança na tabela do Imposto de Renda foi uma promessa de campanha, mas, assim como outras promessas da equipe econômica, não foram cumpridas. A condução econômica tem deixado a desejar?


🔊 Gostou dessa reportagem? Compartilhe!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...