Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 01 OUT 2018 - 10H07

Migração AM para FM: quais as vantagens da mudança de faixa?


A Rádio Aparecida quer levar aos seus ouvintes, os queridos devotos da Mãe Aparecida, a sensação de estarem sempre presentes no Santuário Nacional, ao sintonizar a programação pensada na evangelização, formação, boa música e informação.

Para isso, as ondas médias, que eram encontradas na AM 820, serão desligadas e darão voz à FM 104.3. “É a Rádio Aparecida mantendo sua tradição de rádio religiosa, não mais em AM, mas agora em FM”, comemora Padre Evaldo César, superintendente da Rede Aparecida de Comunicação.

Legislação

Em 7 de novembro de 2013, foi sancionado o decreto nº 8.139, em que se regulamenta o fim das ondas médias locais (AM), para que as rádios se adaptem para a frequência modulada, em FM.

Essa decisão se deve à escolha do governo brasileiro em não digitalizar a radiodifusão, como fez com a TV; as rádios devem se adaptar num período estipulado pelo governo. A Rádio Aparecida, desde agosto, está em período de testes e irá desligar a AM e manter-se em FM 104.3 num dia especial para os devotos e ouvintes, o dia 12 de outubro.

Ouça a entrevista de padre Evaldo à Rádio POP, explicando sobre esse processo:

Melhor qualidade de áudio e aumento da audiência

A Rádio Aparecida, migrando para FM, vem melhor em qualidade de som aos seus ouvintes. A antena FM circular de seis elementos tem 10 k0W de potência, com raio de 70 km além de Aparecida, abrangendo Vale do Paraíba, Sul de Minas Gerais e Sul Fluminense.

Entenda a amplitude da Rádio Aparecida em FM, ondas curtas e tropicais:


Mapa de Abrangência da sintonia da Rádio Aparecida

Isso significa que, em uma viagem pela Rodovia Presidente Dutra, para chegar a Aparecida de carro, você consiga sintonizar a Rádio Aparecida pela FM do seu carro, tendo em vista que vários rádios modernos – tanto automotivos quanto os que você tem em casa – possuem cada vez menos o dial AM.

Outra vantagem é na qualidade do som, que não terá mais chiados e interferências, também influenciadas pela reforma dos estúdios da Rádio Aparecida, em mais uma adequação para a migração. Os representantes do Clube dos Sócios participaram de campanha em 2016, e são os benfeitores dessa obra, sonhada por Padre Vítor Coelho há 63 anos.

Conheça os novos estúdios junto com os responsáveis:

Convergência digital

A migração para FM 104.3 contempla também o ciclo da interatividade da Rádio Aparecida para 2018 em diante. É usar a tecnologia a seu favor para evangelizar. É possível ouvir a rádio de Nossa Senhora Aparecida em diversas plataformas: pelo player do site da Rádio Aparecida, pelo app Aparecida, baixado da loja de apps do seu celular, e pelo rádio convencional, em FM, ondas curtas e tropicais.

Para ficar ainda mais claro, Padre Evaldo, Marcelo Pacífico e Paulo Borsatti, responsáveis pela direção, programação e técnica da Rádio Aparecida, bateram um papo com o A12 sobre o processo que a rádio está passando para entregar aos ouvintes a nova FM:


:: Saiba como sintonizar a Rádio Aparecida

É a Rádio Aparecida acompanhando você em todos os lugares e momentos, levando as bênçãos da Mãe Aparecida!

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...