Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 14 MAI 2019 - 12H19

Morte, juízo, inferno e céu: O que são os Novíssimos?

Todo ser humano traz no seu coração perguntas existenciais: "Quem eu sou? Como se explica a vida humana na terra? Para onde iremos?"

Para quem professa a fé em Jesus Cristo, na Doutrina Católica, as respostas para essas questões são dadas pela Palavra de Deus e pela tradição da Igreja.

Shutterstock
Shutterstock


Dentro da Doutrina Católica, os últimos acontecimentos que afetarão o homem no fim de sua jornada são chamados de "novíssimos". São eles: morte, juízo, purgatório, inferno e paraíso. No quadro ‘Religião também se aprende’, da Rádio Aparecida, o Missionário Redentorista padre Henrique Maciel responde a essa pergunta da Francisca Elisete, da cidade de Serra (ES).

:: Católico pode assistir novela?

O padre explica que a palavra ‘novíssimos’ vem da novidade que Deus preparou para nós: Esse novo céu, essa nova terra, a Nova Jerusalém, no final dos tempos. Trata-se de um conceito sobre a morte, o juízo particular, o purgatório, céu ou inferno e as realidades últimas da humanidade. Segundo padre Henrique, o termo ‘novíssimos’ aparece neste contexto escatológico inspirado nas passagens bíblicas de Isaías e de Apocalipse.

“Pois eis que vou criar novos céus e nova terra; não se recordará mais o passado, não virá mais à mente. Alegrai-vos, porém e exultai para sempre por aquilo que estou para criar, pois farei de Jerusalém uma exultação e de seu povo, uma alegria”. Isaías 65, 17-18
Vi então um novo céu e uma nova terra; porque o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existe. E vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, pronta como noiva adornada para o esposo. Apocalipse 21, 1-2

Padre Henrique Maciel completou ainda que, para nós alcançarmos esta vida eterna, é preciso abrir o coração à conversão, confessar os nossos pecados e professar nossa fé em Jesus Cristo, pois Ele nos garantiu:

Jesus afirmou-lhe: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês nisso?”. João 11, 25-26.

Ouça na íntegra a explicação do Pe. Henrique:

🔊 Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.