Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 23 MAR 2018 - 12H35

Negros sofrem com dificuldade de inclusão por sistema de cotas e discriminação racial

Shutterstock
Shutterstock

Dados do Ministério da Educação por meio da política afirmativa de reserva de cotas afirmou que entre 2013 e 2015 garantiu o acesso a aproximadamente 150 mil estudantes negros em instituições de ensino superior em todo o país.

Porém, as vagas por sistemas de cotas em universidades e concurso públicos andam sendo utilizadas de má fé por pessoas que não tem o fenótipo negroide, ou seja, características como cor da pele, nariz e boca.

Leia Mais"Não devemos entrar nessa onda do retrocesso", diz Dom Orlando sobre racismoPapa faz tweet sobre racismo e intolerância

“Infelizmente não tem sido eficaz a autodeclaração [da pele no caso de concursos públicos e vestibulares], porque temos detectado muita informação que não é verdadeira”, afirma a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB – SP, Carmen Dora de Freitas Ferreira.

O sistema de cotas não diz respeito à intelectualidade dos negros, pardos e índios, trata-se de uma reparação dos erros cometidos no passado. “É uma busca pela igualdade de todas as pessoas”, diz Carmen.

A respeito da injúria racial, dados obtidos via Lei de Acesso à Informação, entre janeiro e setembro do ano passado constam que 4.923 BOs foram classificados como intolerância. Um em cada quatro registros vincula-se diretamente com crime de racismo ou de injúria racial. A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes a sua raça, cor, etnia, religião e origem. Já o crime de racismo atinge toda a coletividade determinada de indivíduos.

Saiba mais na entrevista com Marcelo Pacífico que traz informações importantes para a sociedade:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.