Notícias

Novena de São Paulo Apóstolo na Rádio Aparecida

Escrito por Beatriz Nery

15 JAN 2021 - 16H40 (Atualizada em 16 JAN 2023 - 11H41)

No dia 25 de janeiro, a Igreja comemora São Paulo Apóstolo, um dos grandes divulgadores da religião. Após ser convertido de forma muito pessoal por Cristo, depois de anos perseguindo os cristãos, se tornou um ferrenho anunciador do Evangelho.

Neste especial da Rádio Aparecida, exclusivo para o A12 e rádios parceiras, reze a Novena de São Paulo Apóstolo, aprofunde-se na sua vida e se inspire com sua história de vida e seus interesses:

1º dia: Paulo e a Vida em Cristo

O apóstolo Paulo nasceu no ano 5 d.C em Tarso, na Cilícia, Ásia Menor. Saulo era seu nome judaico e Paulo, nome grego. Morreu decapitado em Roma no ano 67 com aproximadamente 62 anos. No dia 25 de janeiro celebra-se a sua conversão e no dia 29 de junho o seu martírio.

São Paulo apóstolo, que viveste e comunicaste Jesus Cristo, alcançai-nos a graça de que também em nós viva Jesus e o comuniquemos com nossa vida. Amém

São Paulo Apóstolo, rogai por nós!

2º dia: Paulo Anunciador

Paulo foi um judeu praticante do nascimento até os 28 anos. Nascido em Tarso na Cilícia no ano 5 da nossa Era, membro da Tribo de Benjamim, converteu-se aos 28 anos. Passou um período de confirmação na fé, e dos 41 aos 53 anos foi um grande missionário.

Jesus, eu vos louvo pela grande misericórdia que tivestes com São Paulo, transformando-o de perseguidor em incansável Apóstolo da Igreja.

São Paulo, intercedei por mim ao Senhor para que me conceda um coração aberto à graça, à libertação do meu egoísmo e a total configuração do meu ser com Jesus Cristo. Amém

São Paulo Apóstolo, rogai por nós! 

3º dia: Paulo e o Amor

Ao ler as cartas de Paulo Apóstolo descobre-se um coração imenso, cheio de ternura de Jesus Cristo, um coração aberto, acolhedor. O segredo desse sentimento que tanto recomenda, ele mesmo revela quando diz que traz dentro de si o amor de Deus.

À Filémon escreveu quando estava provavelmente na primeira prisão romana que durou dois anos, de 58 até 60. No seu pequeno e amoroso bilhete, Paulo se desdobra em bondade, se diz pai do escravo Onésimo identificando-o com seu próprio coração:

“Peço-lhe em favor de Onésimo, o filho que eu gerei na prisão. Antes ele era inútil para você, mas agora ele é útil tanto para você como para mim. Eu o mando de volta para você, ele é como se fosse meu próprio coração”.

São Paulo, Apóstolo rogai por nós!

4º dia: Paulo e o Cotidiano

Paulo preenchia seu dia vivendo e comunicando Jesus Cristo, tinha uma preocupação contínua por todas as Igrejas. Como toda pessoa, Paulo trabalhava, se relacionava com os demais, tinha momentos de oração, de descanso, dificuldades, alegrias, tristezas e também enfermidades.

Senhor Deus, vós que dissestes “do meio das Trevas brilha a vossa luz”, vós que reluzistes em nossos corações, fazei resplandecer em nós o conhecimento da glória de Deus, que resplandece na face de Cristo. Amém

São Paulo a Apóstolo, rogai por nós!

5º dia: Paulo fala aos intelectuais e filósofos

Paulo falava aos simples, mas também falou no Areópago de Atenas aos filósofos e intelectuais de seu tempo. Peçamos a graça de aprender de São Paulo o método de evangelização sob a ação do Espírito Santo, o uso da Sagrada Escritura, a pregação, a espiritualidade nos conflitos e o caminho para Vida em Cristo.

São Paulo Apóstolo, rogai por nós!

6º dia: Paulo e o esporte

Paulo revela em suas cartas o gosto e a preferência pelos esportes. Nasceu e foi criado numa cidade grande, Tarso tinha mais ou menos 300 mil habitantes, uma cidade assim tinha o seu estádio de esportes e organizava os seus jogos de atletismo a cada quatro anos. Corridas, lutas, lançamento de disco, tiro ao alvo e outros.

Paulo pode não saber muito de ambiente rural, mas entende de jogos urbanos. Quando menino, ele deve ter assistido as corridas no estádio da cidade, pois fala delas nas suas pregações e escritos e até compara elas a mensagem do Evangelho e a vida cristã.

São Paulo Apóstolo, rogai por nós!

7º dia: Paulo apaixonado por Jesus Cristo

“Tudo é graça”, afirma Paulo dizendo que a graça de ser Apóstolo recebeu de Jesus Cristo. “Através de Jesus recebemos a graça de ser Apóstolo, afim de conduzir todos os povos pagãos à obediência da fé para Glória do Seu nome. Entre eles estão também vocês chamados por Jesus Cristo”.

Senhor, o que desejo e espero é manifestar com toda a coragem a glória de Cristo em meu corpo, tanto na vida como na morte, pois para mim o viver é Cristo. Amém

São Paulo Apóstolo, rogai por nós!

8º dia: Paulo, o líder

Paulo Apóstolo foi um verdadeiro líder, tinha as características da firmeza de discernimento, prontidão nas decisões, segurança e coragem. Paulo administra bem as mais diferentes situações, supera os contrastes, as ideias pequenas, impõe-se com serviço e o testemunho, às questões difíceis dá respostas claras.

Paulo tem objetividade nas propostas, ensina a discernir e agir. “O fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade. Saibam discernir o que é agradável ao Senhor, não participem das obras estéreis das Trevas, pelo contrário denunciem tais obras”, era o que ele afirmava.

Senhor, que a palavra seja colocada na minha boca para anunciar com ousadia o Mistério do Evangelho. Amém

São Paulo Apóstolo, rogai por nós!

9º dia: Comunhão com Cristo e Comunhão com os irmãos

Paulo fala também de Eucaristia, fala do Corpo de Cristo e faz um paralelo entre Corpo Eucarístico de Cristo e Corpo Eclesial de Cristo. O pão único o simboliza e a refeição concretiza essa comunhão do corpo. Diz ele, “o pão que partimos não é comunhão com Corpo de Cristo? Um é o pão e um é o corpo que formamos”.

São Paulo Apóstolo, rogai por nós!

Leia MaisReze pela conversão dos fiéis junto a novena a São Paulo ApóstoloViagens Missionárias de São Paulo ApóstoloOração a São Paulo Apóstolo

🔊 Rezou conosco e quer que mais pessoas rezem? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...