Notícias

Oração ao Santíssimo Nome de Jesus

Escrito por Beatriz Nery

03 JAN 2023 - 09H40 (Atualizada em 03 JAN 2023 - 12H48)

Gustavo Cabral

A Igreja celebra no dia 3 de janeiro o Santíssimo Nome de Jesus. Essa devoção especial sempre foi honrada e venerada na Igreja desde os primeiros tempos graças aos chamados “padres do deserto”, pois assim está escrito na carta de São Paulo aos Filipenses:

““Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre Todo joelho no céu, na terra e nos infernos e toda língua confesse, para a glória de Deus pai, que Jesus Cristo é o senhor”” Fp 2, 9-11.

O grande propagador da devoção foi o franciscano São Bernardino de Siena que viveu entre 1380 e 1444. Ele costumava divulgar uma imagem da Eucaristia emitindo raios de luz sobre o monograma JHS, abreviação do nome de Jesus em grego. Mais tarde a piedade popular deu a esta mesma sigla uma nova interpretação em latim “Iesus Hominum Salvator”, que em português quer dizer “Jesus salvador dos homens”. Santo Inácio de Loyola fez desse monograma o emblema dos padres e irmãos jesuítas.

O Santíssimo Nome de Jesus foi dado pelo céu

São Lucas nos diz em seu Evangelho: “completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto nome de Jesus como lhe tinha chamado o Anjo antes de ser concebido no seio materno”. Lc 2, 21.

A invocação ao nome de Jesus se tornou muito popular nas igrejas ortodoxas, particularmente na Rússia onde foi ainda mais difundida por outro clássico da literatura espiritual intitulado “Relatos de um Peregrino Russo” do século 19. Esta oração ou sua invocação tem despertado uma renovada devoção entre cristãos de várias denominações, assim afirma o catecismo da Igreja Católica:

““O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa do seu filho feito o homem para redenção Universal e definitiva dos pecados. Ele é o único nome divino que traz a salvação e pode desde agora ser invocado por todos, pois a todos os homens se uniu pela Encarnação, de tal modo que não existisse debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.” Catecismo da Igreja Católica parágrafo 432.

Herdeiros que somos dessa simples, mas riquíssima tradição da igreja focada em Jesus e na sua misericórdia,  queremos rezar com confiança invocando o Santo Nome de Jesus para que de nós ele tenha piedade com o missionário redentorista Padre Rubens Gomes de Carvalho.

Senhor Jesus Cristo, tende piedade de nós
Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tende piedade de nós, pecadores
Senhor Jesus Cristo, misericórdia

Oremos:

Leia MaisOs títulos de Jesus: Emanuel, o Deus conoscoOs títulos de Jesus: Filho UnigênitoOs títulos de Jesus: O Cordeiro de DeusSenhor Jesus Cristo que dissestes “pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á”,
Nós o suplicamos que concedais a nós que vo-lo pedimos os sentimentos afetivos do vosso divino amor, a fim de que vos amemos de todo coração e que esse amor seja transparente pelas nossas ações.
Permitir que tenhamos sempre, senhor, igual temor e amor pelo vosso Santo Nome, pois não deixais de governar aqueles que estabeleceis na firmeza do vosso amor.
Vós que viveis e reinais para todo sempre.
Amém

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...