Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 19 AGO 2019 - 12H39

Podemos ser batizados duas vezes na Igreja?

Shutterstock.
Shutterstock.

Leia MaisBatismo do Senhor: Padre Rubens explica sobre este sacramentoPor que a Igreja exige padrinhos no batismo e na crisma?A vocação cristã começa no batismo e reforça a nossa féO que diz o Papa sobre o Batismo?Papa Francisco explica o significado do batismoPadrinhos de batismo precisam ser casados na Igreja?O batismo da Igreja Católica Brasileira é reconhecido pela Apostólica Romana?

Um dos sacramentos mais importantes para o cristão, o batismo ainda gera dúvidas sobre sua obrigatoriedade e necessidade. A ouvinte Odésia Alves Souza Santos de Juazeiro (BA) tem dúvidas se o cristão pode ser batizado duas vezes e onde na Bíblia está escrito sobre o batismo.

Padre Henrique Maciel, missionário redentorista, afirma que é possível encontrar escritos sobre o batismo nos documentos da Igreja, no ritual de batismo, na palavra de Deus na Bíblia e no catecismo da Igreja Católica.

Catecismo

No número 1226 do Catecismo da Igreja Católica, afirma que “o Santo Batismo é fundamento de toda a vida cristã, o Pórtico da vida no Espírito”. “Significa que a porta da vida espiritual, que dá acesso aos outros sacramentos é pelo batismo. Ao sermos batizados somos libertos do pecado, e regenerados como filhos de Deus nos tornamos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja, nos tornando participantes da missão de Jesus”, afirma padre Henrique.

Documentos da Igreja

São Gregório de Nazianzo descreve o batismo como “o mais belo e magnífico dos dons de Deus chamando-lhes dom, graça, função, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo e tudo que há de mais precioso”.  Ou seja, o batismo imprime em nós um caráter indelével, uma marca que não se apaga.

Ritual do Batismo

O sacramento do Batismo se fundamenta na palavra de Deus. Assim diz a oração de benção da água batismal:

“Oh Deus, pelos sinais visíveis dos sacramentos realizais maravilhas invisíveis ao longo da história da salvação. Vós nos servistes da água para fazer nos conhecer a graça do batismo já na origem do mundo, o vosso espírito pairava sobre as águas para que elas concebessem a força de santificar. Nas próprias águas do dilúvio prefigurastes o nascimento da nova humanidade de modo que a mesma água sepultasse os vícios e fizessem nascer a Santidade. Concedestes aos filhos de Abraão atravessar o Mar Vermelho a pé enxuto para que, livres da escravidão, prefigurassem o povo nascido na água do batismo. Vosso filho Jesus Cristo ao ser batizado nas águas do Jordão foi ungido pelo Espírito Santo e pendente da Cruz do seu lado aberto pela lança, fez correr Sangue e Água e após a ressurreição, Ele ordenou os apóstolos “Ide e fazei meus discípulos todos os povos e batizai em nome do pai do filho e do Espírito Santo””.

Bíblia

O Batismo tem o seu fundamento na palavra de Deus. João Batista disse ao pregar a todos: “Eu batizo com a água, mas virá aquele que batizará com Espírito Santo”. Nos Evangelhos é possível acompanhar o momento em que ele batiza Jesus no Rio Jordão, significado importante para nós, cristãos.

Podemos nos batizar mais de uma vez? Ouça a explicação abaixo:

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Ouça o quadro "Religião Também se Aprende" no Com a Mãe Aparecida e no Clube da Manhã aos fins de semana!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...