Um dos sacramentos mais importantes para o cristão, o batismo ainda gera dúvidas sobre sua obrigatoriedade e necessidade. A ouvinte Odésia Alves Souza Santos de Juazeiro (BA) tem dúvidas se o cristão pode ser batizado duas vezes e onde na Bíblia está escrito sobre o batismo.
Catecismo
Padre Henrique Maciel, missionário redentorista, afirma que é possível encontrar escritos sobre o batismo nos documentos da Igreja, no ritual de batismo, na palavra de Deus na Bíblia e no Catecismo da Igreja Católica.
No número 1226 do Catecismo da Igreja Católica, afirma que “o Santo Batismo é fundamento de toda a vida cristã, o Pórtico da vida no Espírito”. “Significa que a porta da vida espiritual, que dá acesso aos outros sacramentos é pelo batismo. Ao sermos batizados somos libertos do pecado, e regenerados como filhos de Deus nos tornamos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja, nos tornando participantes da missão de Jesus”, afirma padre Henrique.
São Gregório de Nazianzo descreve o batismo como “o mais belo e magnífico dos dons de Deus chamando-lhes dom, graça, função, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo e tudo que há de mais precioso”. Ou seja, o batismo imprime em nós um caráter indelével, uma marca que não se apaga.
:: Voltei para a Igreja Católica: É necessário um novo batismo?
O sacramento do Batismo se fundamenta na palavra de Deus. Assim diz a oração de benção da água batismal:
“Oh Deus, pelos sinais visíveis dos sacramentos realizais maravilhas invisíveis ao longo da história da salvação. Vós nos servistes da água para fazer nos conhecer a graça do batismo já na origem do mundo, o vosso espírito pairava sobre as águas para que elas concebessem a força de santificar. Nas próprias águas do dilúvio prefigurastes o nascimento da nova humanidade de modo que a mesma água sepultasse os vícios e fizessem nascer a Santidade. Concedestes aos filhos de Abraão atravessar o Mar Vermelho a pé enxuto para que, livres da escravidão, prefigurassem o povo nascido na água do batismo. Vosso filho Jesus Cristo ao ser batizado nas águas do Jordão foi ungido pelo Espírito Santo e pendente da Cruz do seu lado aberto pela lança, fez correr Sangue e Água e após a ressurreição, Ele ordenou os apóstolos “Ide e fazei meus discípulos todos os povos e batizai em nome do pai do filho e do Espírito Santo””.
O Batismo tem o seu fundamento na palavra de Deus. João Batista disse ao pregar a todos: “Eu batizo com a água, mas virá aquele que batizará com Espírito Santo”. Nos Evangelhos é possível acompanhar o momento em que ele batiza Jesus no Rio Jordão, significado importante para nós, cristãos.
Podemos ser batizados mais de uma vez? Ouça a explicação abaixo:
A Nova MPB: uma mistura de tradição e modernidade
A Nova MPB, um movimento que representa a renovação da música popular brasileira e mostra como a nossa cultura segue viva, criativa e em constante transformação.
Romaria do Terço dos Homens ganha subsídios especiais
Editora Santuário apresenta conteúdos especiais e reforça a evangelização do Terço dos Homens durante a Romaria Nacional.
Rezemos ao Sagrado Coração de Jesus nesta 1ª sexta-feira de fevereiro
Rezemos juntos a oração ao Sagrado Coração de Jesus na 1ª sexta-feira do mês de fevereiro.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.