Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 04 SET 2018 - 14H25

Por que o Brasil não tem políticas de combate ao desperdício

shutterstock
shutterstock

Leia MaisRádio Aparecida traz série de reportagens sobre a fome no BrasilApesar de o Brasil ser considerado uma potência mundial em produção agrícola, diariamente milhares de toneladas de alimentos ficam pelo caminho entre a colheita e a mesa dos brasileiros. Estes produtos provêm da agricultura familiar e do pequeno produtor, que detêm a maior produção agrícola do Brasil.

Segundo Jefferson Coriteac, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, 70% dos produtos que vão para a mesa do brasileiro são oriundos da agricultura familiar. “São produtores que produzem aquilo que eu, você e todos os outros brasileiros consumimos no dia a dia. A importância que hoje a agricultura familiar tem na vida de nós brasileiros é muito grande ”, afirma. Cerca de 84% dos estabelecimentos agrícolas também são de agricultura familiar.

Se de um lado temos o incentivo financeiro para agricultura, na outra ponta as frutas, verduras e legumes são desperdiçados nos grandes centros de abastecimento. Para Jéssica Lima Moraes, nutricionista da ONG Banco de Alimentos, faltam políticas públicas que incentivem as doações de alimentos in natura. “Faltam leis e politicas que incentivem as empresas hortifruti e supermercados a doarem, reduzindo o desperdício”.

De olho no futuro da agricultura familiar e na tentativa de manter o Brasil como potência agrícola, o governo mira agora nas mulheres rurais.

Ouça a segunda reportagem da série Mapa da Fome, com trabalhos técnicos de Marcos Prado e produção de Priscila Barbosa:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...