Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 22 SET 2020 - 16H07

Primavera deve ser mais quente e seca que o normal

Shutterstock
Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

Estação das flores, a Primavera começa oficialmente nesta terça-feira (21), às 10h31, no horário de Brasília, e segue até o dia 21 de dezembro.

Para a maioria das regiões do Brasil, a primavera é uma estação de transição da seca e do frio do inverno para o calor e o ar úmido do verão. Também significa aumento da chuva e do calor, mas, para a maioria das áreas do Nordeste, esta é a estação do calor intenso e da seca. A Região Norte também tem pouca chuva durante grande parte da primavera.

A meteorologista Maria Clara Sassaki, explica que, neste ano, a estação será marcada por um fenômeno chamado La Niña, que favorece a chuva. Porém, isso não acontece em todas as regiões do país, mas sim em algumas localidades, onde prevalecerá o aumento das temperaturas.

Senado retoma trabalhos presenciais para escolha de embaixadores brasileiros

Shutterstock
Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

Depois de seis meses de sessões remotas por causa da pandemia do novo coronavírus, o Senado voltou a realizar debates e votações presenciais. O retorno é temporário e tem uma razão: a análise de indicados para embaixadas brasileiras no exterior, para o Superior Tribunal Militar e para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), explicou através da Rádio Senado, como serão feitos os trabalhos.

A polêmica ficou por conta da visita do Secretário de Estado Norte Americano, Mike Pompeo, em Roraima. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi convidado a explicar na Comissão a visita do norte americano. O senador Telmário Mota (Pros-RR), queria o adiamento das sabatinas para depois de uma reunião com Ernesto Araújo para explicar a situação.

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) já sabatinou e aprovou, até o fechamento desta edição, os 11 primeiros indicados para assumir embaixadas do Brasil. Para o analista internacional Matheus Fontes, existem dois aspectos importantes de todo esse trabalho, mas ambos giram em torno da imagem arranhada do país no exterior.


Banco Central deve manter juro básico em 2% ao ano

Shutterstock
Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) deve manter a taxa básica de juros da economia brasileira estável em 2% ao ano, segundo estimativas da maior parte dos economistas do mercado financeiro. Uma reunião está prevista para acontecer nesta quarta-feira e a decisão deve ser anunciada por volta das 6 da tarde, no mesmo dia.

Caso a estabilidade se mantenha, será interrompido um ciclo de cortes dos juros que vem desde julho do ano passado. Foram nove reuniões seguidas do Copom com redução da taxa Selic. Em 2% ao ano, o juro básico já está na mínima histórica.

Sérgio Vale, economista chefe da MB Associados, avalia se essa medida de manter a taxa de juros em 2% pode refrescar de alguma forma o bolso do consumidor.

- Em relação à alta dos alimentos, qual a tendência? Deve manter em alta por mais um tempo, há uma previsão de queda?

- A taxa básica de juros deve permanecer estável em torno dos 2% pelos próximos meses? Quais as expectativas dos economistas?

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.