Notícias

Projeto de lei sobre agrotóxicos é alvo de críticas de ambientalistas

Escrito por Rádio Aparecida

21 FEV 2022 - 13H57 (Atualizada em 21 FEV 2022 - 14H46)

A Câmara dos Deputados aprovou o texto que revoga a Lei dos agrotóxicos. O projeto muda as regras de aprovação e comercialização dos produtos. Para o agronegócio, a nova lei vai modernizar e dar mais transparência ao processo de aprovação das substâncias; já os ambientalistas criticam o texto e acreditam que as mudanças podem trazer riscos à saúde e ao meio ambiente, por isso apelidaram de "PL do Veneno".

Marina Lacôrte, porta-voz de políticas públicas do Greenpeace Brasil, acredita que o projeto é nocivo, pois vai substituir a lei atual que regulamenta os agrotóxicos.

Pelo novo texto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos naturais renováveis (Ibama) vão avaliar o produto, mas a decisão final vai ser do Ministério da Agricultura, o que, segundo a especialista, vai trazer muitos prejuízos, já que o projeto prevê a possibilidade de aprovação de substâncias comprovadamente cancerígenas.

A ambientalista ainda citou outro trecho que ela considera preocupante. Segundo ela, o texto muda o termo "agrotóxico" usado na lei atual para "pesticida", como esse tipo de produto é mais conhecido no mundo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...