Leia MaisEnem 2018 tem modificações nas provas
No último domingo (04), jovens de todo o Brasil prestaram a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e devem se reunir novamente para a segunda etapa no próximo domingo (11).
Para muitos, a chance de entrar em uma boa universidade começa nessa prova e, nos próximos vestibulares que vem a seguir, é uma maratona que traz consigo horas de estudo e nervosismo.
O psicólogo Carlos Soares trabalha com jovens durante esse período exaustivo e pontua dicas para que tudo ocorra bem. Confira!
O que essas provas representam para os estudantes?
Elas representam o futuro e um momento de escolhas, a profissional principalmente. O que esses jovens irão fazer pelos próximos 30 anos? É uma carga muito pesada, pois é o momento de saída da adolescência para entrar na fase adulta escolhendo a profissão, já criando vínculos profissionais.
Como a ansiedade, que é comum nesse período, pode refletir na saúde mental e física desses jovens?
Com a proximidade das provas, é comum ter essa ansiedade. O que o jovem precisa fazer é não colocar tanta expectativa na prova, porque quando a gente cria expectativa, essa carga emocional acaba prejudicando todo o resto. É bom ficar de olho em relação a isso.
A família e a sociedade costumam pôr essa expectativa e faz com que ele fique com esse peso antes das provas. Será que tudo isso já não gera uma preocupação no jovem?
Muitos acabam ficando nervosos. Reflexo disso é que o jovem tente estudar mais ou rever algumas coisas de última hora. Com a prova chegando, é fundamental que o aluno tenha consciência que ele estudou e se preparou o ano inteiro. Dar uma revisada tudo bem, mas estudar pesado e elevar essa carga mais prejudica do que ajuda.
Ouça a entrevista completa:
Projeto Social “Mãos na Massa" tem por missão transformar a vida dos jovens
Para falar mais sobre essa bela iniciativa, contamos com a presença de Anthony Roberto Campos, instrutor do projeto, e Any Renata, assistente social.
Qual o posicionamento da Igreja Católica sobre a doação de órgãos?
Doar órgãos é um ato legítimo para a Igreja na intenção de salvar vidas. Entenda melhor como é a visão da Igreja para o cristão.
Oração a São Bento, homem sedento de Deus
Rezemos a São Bento para que ele alcance de Deus as graças e as bênçãos de que tanto necessitamos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.