Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 03 JUN 2019 - 08H18

Quase 60% dos brasileiros realizam compras por impulso

Gabriel_Ramos/Shutterstock
Gabriel_Ramos/Shutterstock


Dados mostram que quase 60% da população realiza compras por impulso. A recomendação dos especialistas é não comprometer mais do que 30% da própria renda com prestações. O coach financeiro Nivaldo Custódio traz dicas para o planejamento do orçamento doméstico.

Segundo Nivaldo, a compra por impulso é uma das grandes inimigas da vida financeira. Para evitar esse comportamento e manter as finanças em dia, é necessário PLANEJAR as compras.

Veja as dicas do especialista:

1. Evite parcelamentos
2. Dê preferência no pagamento à vista
3. Peça descontos
4. Coloque limites para gastos
5. Faça planejamento das suas finanças


O uso da tecnologia na vida financeira


Utilize os recursos de aplicativos e ferramentas para gerenciar suas finanças. Existem inúmeras formas de integrar a tecnologia para o controle financeiro.

O coach financeiro afirmou que existem aplicativos gratuitos que podem se adequar às necessidades das pessoas e lembrou que é necessário fazer uso correto, anotando todas as suas despesas.

Como montar um orçamento doméstico ideal

Leia MaisFinanças: Como se organizar para pagar os estudos dos filhos?Consultor financeiro orienta sobre endividamentos e planejamento das finanças
Para o coach financeiro, não existe um orçamento doméstico ideal, e sim algo que se adapte às necessidades de cada pessoa e família.

“Planejamento faz com que se tenha uma noção real do quanto você poderá comprometer do seu orçamento para compras futuras”.

Principais erros na gestão financeira


Na opinião de Nivaldo, o erro mais comum e que pode ser crucial é: não controlar os pequenos gastos. A dica é anotar até as menores compras e consultar o orçamento a todo o momento.

Controle na ponta do lápis


O especialista enfatiza que é necessário manter uma boa saúde financeira e que isso impacta diretamente na saúde emocional e física. Para manter esse equilíbrio, é necessário um grande planejamento. “Anote tudo o que gasta e tudo o que ganha e não passe dos seus limites com os gastos”.

Nivaldo ainda deixou dicas de como investir seu dinheiro. Ouça na entrevista de Ana Neri.

🔊 Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos! Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...