A equipe da Rádio Aparecida, encabeçada pelo diretor, Pe. Inácio Medeiros, esteve dando cobertura às festividades, realizando também a transmissão da missa solene que marcou o encerramento das atividades religiosas, com o seu sinal sendo ouvido em todo o Brasil graças às emissoras parceiras da Rede Aparecida de Rádio.
Em Casa Branca (SP) funciona a Rádio Difusora AM, pertencente à Fundação Padre Donizetti. A emissora foi inaugurada em 1956 e atualmente conta com programação musical, jornalística e religiosa para toda família.
São mais de 30 municípios que podem sintonizam a rádio no AM 720 KHz e ainda pelas principais Redes Sociais, atingindo ainda mais gente. A Rádio Difusora serve-se de vários conteúdos produzidos pela Rádio Aparecida para enriquecer a sua programação.
Rádio Aparecida presente em Casa Bran...maisRádio Aparecida presente em Casa Branca (SP) para Festa de Nossa Senhora do Desterromenos Rádio Aparecida presente em Casa Bran...maisRádio Aparecida presente em Casa Branca (SP) para Festa de Nossa Senhora do Desterromenos Rádio Aparecida presente em Casa Bran...maisRádio Aparecida presente em Casa Branca (SP) para Festa de Nossa Senhora do Desterromenos Rádio Aparecida presente em Casa Bran...maisRádio Aparecida presente em Casa Branca (SP) para Festa de Nossa Senhora do Desterromenos Rádio Aparecida presente em Casa Bran...maisRádio Aparecida presente em Casa Branca (SP) para Festa de Nossa Senhora do Desterromenos Rádio Aparecida presente em Casa Bran...maisRádio Aparecida presente em Casa Branca (SP) para Festa de Nossa Senhora do Desterromenos Rádio Aparecida presente em Casa Bran...maisRádio Aparecida presente em Casa Branca (SP) para Festa de Nossa Senhora do Desterromenos Rádio Aparecida presente em Casa Bran...maisRádio Aparecida presente em Casa Branca (SP) para Festa de Nossa Senhora do Desterromenos
1/8
- Foto: Produção Rádio Aparecida
- Foto: Produção Rádio Aparecida
- Foto: Produção Rádio Aparecida
- Foto: Produção Rádio Aparecida
- Foto: Produção Rádio Aparecida
- Foto: Produção Rádio Aparecida
- Foto: Produção Rádio Aparecida
- Foto: Produção Rádio Aparecida
Várias cidades do Brasil têm como padroeira Nossa Senhora do Desterro, cuja festa geralmente se celebra no dia 17 de fevereiro. Uma destas cidades está localizada no interior do estado de São Paulo, mas em seu santuário a festa acontece sempre no último final de semana de agosto.
Trata-se de Casa Branca, vilarejo que se originou ao redor de uma casa branca que era utilizada como pousada pelos bandeirantes que iam em direção a Goiás no século XVII. O lugarejo evoluiu, virou cidade e hoje sua população é estimada em 28 mil habitantes.
Além do Santuário que atrai as pessoas especialmente por ocasião de sua festa, a cidade é considerada a Capital Estadual da Jabuticaba, possuindo ainda uma atração curiosa: as voçorocas que são grandes rachaduras no solo causadas pela erosão, que lembram cânions. Algumas chegam a ter 50 m de profundidade. No município estima-se que existam mais de 300 voçorocas.
A Igreja diocesana faz festa com o povo de Casa Branca Pertencente à diocese de São João da Boa Vista, a cidade se organiza em 4 paróquias: Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Desterro, São João Batista e São Pedro Apóstolo.
O Santuário/paróquia de Nossa Senhora do Desterro nasceu de uma pequena capela construída no final do século XIX, sendo depois reconstruída várias vezes. A sua imagem veio de Portugal e no mês de agosto, o local recebe a festa em sua homenagem.
Passado o período mais crítico da pandemia, em 2023 a festa recomeçou com todo o vigor. Durante o mês de agosto muitas pessoas vindas de diversas cidades da região passaram pelo santuário. E outras da comunidade atuaram como voluntárias, trabalhando em prol desse lugar de fé e por Nossa Senhora do Desterro.
Apesar da chuva que caiu durante boa parte do domingo (27), que era o dia da festa, os devotos de Nossa Senhora fizeram questão de participar de todas as atividades religiosas e recreativas. Por volta das 16h, uma procissão saiu da igreja matriz de Nossa Senhora das Dores levando a histórica imagem e percorrendo diversas ruas da cidade. Apesar da chuva que continuava a cair, grande quantidade de pessoas acompanhou o carro andor com a imagem até o Santuário do Desterro, aplaudindo efusivamente sua entronização no interior da igreja.
Depois disso, o bispo diocesano Dom José Carlos Brandão Cabral presidiu a missa solene que teve a homilia desenvolvida pelo Pe. Inácio Medeiros, diretor da Rádio Aparecida.
Fonte: Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
80 anos do cantor e compositor Geraldo Azevedo
Geraldo Azevedo é um dos maiores artistas da MPB, principalmente por sua contribuição para a música nordestina.
A Misericórdia Divina sempre ao nosso alcance
A partir do Evangelho de Matheus, refletimos sobre o amor misericordioso de Jesus.
Parte II: 14 discos brasileiros que completam 50 anos em 2025
Conheça mais 14 clássicos que, desde 1975, fazem história na música brasileira e completam 50 anos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.