A Rádio Aparecida também se encontra em terras amazônicas, em Tefé. Há 55 anos no ar, a Rádio Educação Rural de Tefé tem sua história iniciada em 1962, quando se uniram ao bispo da Prelazia de Tefé, Dom Joaquim de Lange e ao Movimento de Educação de Base (MEB) para instalar uma estação radiofônica.
Para estabelecer esta estação de radiodifusão de Onda Média e Onda Tropical na cidade de Tefé, no estado do Amazonas, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de abril de 1962 a outorga da concessão a Rádio Educação Rural de Tefé LTDA, sob os decretos Nº 897 e 898, que foi assinado pelo Ministério das Comunicações e pelo Conselho de Ministros, presidido pelo então Ministro Tancredo Neves.
A licença oficial foi recebida, depois da aprovação dos locais e a parte técnica, no dia 15 de dezembro de 1963, no governo de João Goulart, com a liberação da frequência e o prefixo ZYB-25 e ZYB-24. A primeira transmissão em fase experimental foi realizada numa das salas do Seminário em 1963.
Com o passar do tempo, com as experiências adquiridas e a multiplicação dos programas, o espaço no Seminário ficou reduzido, exigindo a construção de um novo prédio. Sua inauguração se deu no dia 17 de julho de 1966.
Migração para FM
Por muito tempo a Rádio Educação Rural de Tefé operou na frequência de 1270 kHz em Ondas Médias com 2,5 kw e na frequência de 4.925 kHz em Ondas Tropicais com 5 kw, das 06 às 22h. Hoje, a Rádio Rural se transformou em Radio Rural FM 93.9, após a migração da AM para FM em 7 de novembro de 2017.
Um ano antes, ocorreu a assinatura do termo aditivo ao contrato de concessão entre a União, o Ministério das Comunicações e a Fundação Dom Joaquim, celebrando a permissão da adaptação da outorga de execução do serviço de Radiodifusão Sonora em Ondas Médias para a outorga de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (FM), no município de Tefé (AM). Dom Sergio Eduardo Castriani, assinou o contrato em nome da Fundação Dom Joaquim, como presidente da entidade. O contrato foi publicado no Diário da União no dia 10 de novembro seguinte.
Futuros passos
Para o diretor Pe. Helio R. Benedetti, o desafio é conquistar o ouvinte do FM. “O rádio AM é uma verdadeira paixão, nós sempre sonhamos com uma qualidade melhor. Nosso público é fiel, por isso, vamos manter 80% da programação e faremos algumas adaptações para conquistar mais ouvintes”, destacou o diretor.
A Rádio conta atualmente com uma equipe de 9 pessoas e continua transmitindo pelas suas ondas Tropicais, além da FM 93.9, como também pela internet, pelo site: radioruraltefe.com.br.
Confira a galeria de fotos da rádio:
Vista aérea da Rádio TefémaisVista aérea da Rádio Tefémenos
- Foto: Arquivo Rádio Tefé
Antenas da Rádio TefémaisAntenas da Rádio Tefémenos
- Foto: Arquivo Rádio Tefé
Bênção de Inauguração da Rádio TefémaisBênção de Inauguração da Rádio Tefémenos
- Foto: Arquivo Rádio Tefé
Fachada antiga da Rádio TefémaisFachada antiga da Rádio Tefémenos
- Foto: Arquivo Rádio Tefé
Inauguração da Rádio TefémaisInauguração da Rádio Tefémenos
- Foto: Arquivo Rádio Tefé
Cidade de Tefé (AM)maisCidade de Tefé (AM)menos
- Foto: Arquivo Rádio Tefé
Entre em contato com Bruna Pereira pelo e-mail:
rar@radioaparecida.com.br
Telefone: (12) 3104 4460 ou WhatsApp: (12) 9 9750 9734
Por que não cantamos o Glória nas missas do Advento?
Ouvinte pergunta ao “Religião também se Aprende” sobre por que o Glória não está no canto litúrgico do tempo do Advento.
Conheça técnicas de reeducação alimentar para uma vida saudável
O foco deve ser adotar hábitos que promovam saúde e bem-estar a longo prazo.
Um Bolo por dia até o Natal: Bolo de Ricota com Frutas
Uma sobremesa deliciosa, molhadinha e fácil de fazer.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.