Notícias

Religiosos reforçam mensagem do Papa Francisco em 13º Muticom

Editor-chefe do jornalismo, José Eduardo, conversou com religiosos durante o evento em João Pessoa (PB)

Escrito por Rádio Aparecida

17 JUL 2023 - 15H28 (Atualizada em 20 JUL 2023 - 17H33)

Clecinaldo Cruz, Nayhad Fernandes, Vinicios Viana/Muticom

José Eduardo, editor chefe de jornalismo representou a Rede Aparecida de Comunicação, com a Rádio Aparecida e Rádio Pop, no encontro que reúne comunicadores católicos de todo o Brasil, o 13º Mutirão Brasileiro da Comunicação, o Muticom. Este ano, debatendo o comunicar para a cultura do encontro, tema fundamental proposto pelo Papa Francisco e que é pertinente para os tempos em que precisamos combater as notícias falsas e interagir melhor uns com os outros.

:: O jornalista conta como foi sua experiência na cobertura deste evento neste reels no Instagram!


Youtube Rádio Aparecida
Youtube Rádio Aparecida
José Eduardo no 13º Muticom em João Pessoa (PB)


Padre Moisés Coelho, coordenador do Muticom, foi entrevistado sobre a expectativa do encontro e o tema deste ano:

Assista em 54:15

Muticom, em sua 13º edição, reúne comunicadores católicos de todo o Brasil. Participam pessoas que fazem parte de veículos de comunicação, como é o caso da Rede Aparecida de Comunicação, mas também integrantes da pastoral da comunicação, agências das dioceses e representantes dos diferentes regionais da CNBB.

A sinodalidade, uma igreja em saída, o encontro com o próximo e a boa comunicação está envolvida em todo esse contexto do evento. Dom Amilton Manoel, bispo de Guarapuava (PR) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da CNBB conversou com José Eduardo sobre a expectativa para esse encontro:

Assista em 2:10

Como destaca o Papa Francisco, é fundamental que a comunicação seja para o bem, seja construtiva e que o combate à desinformação seja feito não só pelos jornalistas, que tem essa missão diária, mas por todos os cristãos.

José Eduardo acompanhou a composição oficial da mesa em que a Comissão de Comunicação da CNBB e a Arquidiocese da Paraíba compuseram a mesa de abertura oficial do evento no Centro de Convenções de João Pessoa (PB).

Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba e anfitrião do 13º Muticom, em entrevista ao Notícias em 30 segunda edição, destacou como é para ele ser arcebispo que recebe este encontro que volta a acontecer presencialmente depois da pandemia:

Assista em 2:10

O Muticom chega ao segundo dia com uma programação intensa, debatendo a comunicação para a cultura do encontro. No primeiro dia, o grande destaque foi a palestra de abertura com o biógrafo do Papa Francisco, Austen Ivereigh. Ele valorizou toda a missão de vida do Papa Francisco em buscar conciliar pensamentos diferentes e permitir que a diversidade das pessoas possam colaborar para a paz e o diálogo. Para ele, isso não trata somente de algo para ser colocado em prática durante um período, mas sim algo que deve ser tratado por todos, em especial os comunicadores.

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, bispo de Caicó (RN) e vice-presidente da região Nordeste 2 da CNBB participa deste encontro especial e comenta sobre as propostas do Papa Francisco:

Assista em 2:40

O papel dos influenciadores digitais e de todos aqueles que interagem com a comunicação é fundamental essa discussão. No segundo dia de Muticom, a primeira palestra do dia tratou justamente dessa atuação e da presença no ambiente digital e também outros pontos colocados no “Uma Presença Plena”, o documento do Dicastério para a Comunicação, uma inspiração para estas discussões.

Padre Tiago Silva, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da CNBB fala sobre a presença no ambiente digital dos veículos de comunicação de inspiração católica:

Assista em 8:20

Um dos pontos fundamentais a serem observados é a comunicação com os povos originários, entender cada vez mais e respeitar as suas características. Quem vivencia essa realidade é o Padre Vamberg Soares, pároco da Paróquia São Miguel que tem em seu território 33 aldeias em três cidades da Paraíba e traz a sua experiência com a comunicação em trazer conexão entre as comunidades e as aldeias:

Assista em 4:10

Veja os bastidores das reportagens no nosso Instagram:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...