Notícias

Renda-se ao Reggae brasileiro e a suas inspirações internacionais

Escrito por Rádio Aparecida

24 FEV 2024 - 05H00 (Atualizada em 24 FEV 2024 - 19H13)

Montagem Rafael Camargo/A12

O Nosso Palco conta um pouco da história do reggae no Brasil e sua influência na música brasileira.

O gênero surgiu na Jamaica, no final dos anos 60, a partir da fusão de gêneros como o ska, mais rápido, e o rock steady, mais lento, todos derivados de ritmos caribenhos, como o calipso, e da música negra americana.

Seus nomes mais importantes foram Bob Marley, Peter Tosh, e Jimmy Cliff. Ainda na década de 60, bandas como os Beatles ajudaram a divulgar o reggae no mercado internacional.

Reggae no Brasil

Foi a participação de Cliff no Festival Internacional da Canção de 1969 que marcou a chegada do ritmo ao nosso país. Em 1972, Caetano Veloso gravou no álbum “Transa” a faixa “Nine Out Of Then”, que citava o reggae que ele ouvia nas ruas de Londres e a partir do álbum “Realce”, de 79, Gilberto Gil se aproximou cada vez mais do ritmo jamaicano.

Também o grupo A Cor do Som, que começou instrumental, passou a gravar faixas com vocal, muitas deles no estilo do reggae. Ao mesmo tempo, músicos do Maranhão, Pará e Bahia também começavam a se apaixonar pelo som da Jamaica, que chegava através das importadoras de discos.

Escute Natiruts, Cidade Negra, Chimaruts, Skank, Planta e Raiz, Armandinho e muito mais no especial do “Nosso Palco”:



:: Acompanhe mais podcasts musicais aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Em respeito à sua privacidade, buscamos tratar os seus dados pessoais com segurança e transparência. Ao preencher o formulário acima, você concorda com o tratamento de seus dados pelo grupo Santuário Nacional e Rede Aparecida de Comunicação. Os dados pessoais serão utilizados apenas identificação e relacionamento. Ao não selecionar essa opção, você receberá apenas informações relacionadas a esta página. Para mais informações e exercer os seus direitos enquanto titular de dados, consulte a nosso Aviso de Privacidade ou entre em contato com nosso canal privacidade@santuarionacional.com.

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...