Notícias

Reunião do Brics é marcada por ameaças de Bolsonaro

Escrito por Rádio Aparecida

18 NOV 2020 - 13H59 (Atualizada em 18 NOV 2020 - 14H51)

Agência Brasil / Marcos Corrêa reunião brics (Agência Brasil / Marcos Corrêa)

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

O presidente Jair Bolsonaro participou da abertura da cúpula de líderes do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. E durante seu discurso, o brasileiro criticou a atuação da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à pandemia do novo coronavírus e apontou a necessidade de mudanças na Organização Mundial do Comércio (OMC) e da articulação do Brics para garantir assentos permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Para o professor do departamento de Relações Internacionais da Unifesp, doutor José Alexandre, a fala do presidente Bolsonaro não difere de outros líderes que tenham um viés critico, mas o pano de fundo deste bloco é fazer uma mudança no sistema internacional, que se fecha aos países em desenvolvimento. Segundo ele, a fala de Bolsonaro leva em consideração que a política aplicada em algumas organizações, como OMC, nem sempre são democrática.

O presidente Jair Bolsonaro também afirmou que vai divulgar uma lista de países que criticam os números do desmatamento do Brasil, mas que importam madeira ilegal. Na opinião do especialista José Alexandre, essa fala pode trazer consequências que o Brasil não teria condições de lidas.

O bloco foi fundado em 2006 e à época foi denominado Bric. Em 2011, a África do Sul passou a integrar o grupo, que passou a ser chamado de Brics. Desde 2009, os líderes dos países se reúnem anualmente.

🔊 Interessou o assunto da reportagem? Compartilhe com seus conhecidos!
Utilize os facilitadores de compartilhamento abaixo do título!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.