Nesta sexta-feira (13) comemora-se no Brasil o Dia do Jovem. Segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas é a fase que acontece entre os 15 e 24 anos de idade, quando o jovem começa a mostrar sinais de maturidade diante da vida.
A maturidade da vida adulta traz desafios como escolher a profissão ou a carreira, essa difícil missão tira o sono de muitos jovens. Dados do IBGE de 2016 mostram que jovens de 16 a 29 anos que não estudam nem trabalham atingiu 25,8% do total, grupo que representa 11,6 milhões de pessoas nessa faixa etária.
A partir daí, é necessário auxílios para se redescobrir neste período de transição. A especialista pelo recrutamento e seleção de profissionais para o mercado de trabalho, Ângela Lima, alerta para a precocidade de escolhas para esta idade. “É um período de transição, não é o momento correto para escolher uma carreira, é um momento que nos basta reconhecermos como seres humanos, qual estrada a gente precisa seguir, qual caminho seguir e não necessariamente a carreira”, afirma.
Caso o jovem precise de ajuda, os auxílios vão desde fazer avaliação vocacional com uma psicóloga e investir no planejamento da carreira. Outra dica é espelhar-se em alguém que o jovem veja como mentor.
Ouça a entrevista e descubra quais são as profissões que estão em alta no mercado de trabalho:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.