Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 22 NOV 2019 - 15H29

Senadores aprovam PEC Paralela da previdência com expectativa de economia



Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

🔊Acompanhe o 'Notícias em 30' às 7h (1ª edição) e às 17h30 (2ª edição)

Por 53 votos a favor e 7 contrários, os senadores concluíram esta semana a votação da PEC Paralela da Previdência. O principal ponto da proposta de emenda a constituição é a inclusão de servidores públicos estaduais e municipais no novo sistema de aposentadoria.

A inclusão não é automática e ainda vai depender da adesão de cada estado ou município, como explica o senador Irajá Abreu, do PSD/RO.

A PEC paralela começou a tramitar em setembro. Segundo Abreu, ela foi analisada com agilidade pelos senadores por conta da difícil situação fiscal enfrentada pelo país. É esperada uma economia de R$ 300 bilhões para governos regionais em dez anos.

Outro ponto que a proposta alterou é a transição da antiga previdência para a nova, no que diz respeito ao calculo dos salários. Hoje, são considerados 80% dos mariores salários. Na nova previdência, o benefício é calculado sobre 100% de todos os salários. Agora a transição será de 5 anos.


Estudo da fundação Getúlio Vargas aponta que desigualdade salarial parou de crescer




Ouça a reportagem ou, se preferir, leia
:

🔊Acompanhe o 'Notícias em 30' às 7h (1ª edição) e às 17h30 (2ª edição)

Um levantamento da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas aponta que a desigualdade de renda entre os trabalhadores parou de piorar no terceiro trimestre deste ano. O índice vinha registrando um ciclo de cerca de quatro anos de elevação da diferença salarial entre ricos e pobres.

O índice de Gini, que mede o grau de concentração de renda em determinado grupo, do rendimento domiciliar per capita de trabalho foi de 0,628 no terceiro trimestre, mesmo resultado registrado no terceiro trimestre do ano passado. Quanto mais próximo de um, maior o nível de disparidade de renda.

O pesquisador da FGV, Daniel Duque, autor dos cálculos, explica o que pode ter levado a essa parada.


Cresce a utilização das redes sociais em todo o mundo

shutterstock
shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

🔊Acompanhe o 'Notícias em 30' às 7h (1ª edição) e às 17h30 (2ª edição)

A cada dia, o uso das redes sociais tem sido mais presente na vida do brasileiro. Duas empresas inglesas fizeram levantamento apontando que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Entre as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros está o YouTube, o Facebook, WhatsApp e o Instagram. As mídias digitais agora tem um papel forte nas estratégias de marketing das empresas e também nas campanhas eleitorais.

Além disso, o convívio social está alterado, e as redes sociais tem gerado um grande impacto no cotidiano do brasileiro. O professor Ednelson Prado, jornalista e doutorando em comunicação audiovisual e pós-graduado em gestão da comunicação digital avalia que atualmente muita coisa está modificada justamente pelo uso excessivo das redes sociais. Ele disse que a comunicação digital em si alterou o comportamento, principalmente por oferecer relacionamento e entretenimento, ele também comentou o impacto das redes sociais na relação interpessoal. 

A professora Renata Meneghini, que tem vasta experiência em Psicologia clínica na área de educação disse que nas redes sociais, as pessoas enfatizam apenas o que elas querem mostrar, e que as pessoa tem explorado mais as redes sociais do que o contato real, e isso tem prejudicado a saúde dos brasileiros. Ela disse que hoje existe até diagnóstico médico às pessoas que não conseguem ficar fora das redes sociais.

🔊 Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...