A palavra desterro significa “estar longe de sua terra, no exílio ou no estrangeiro”. Esse título de Nossa Senhora tem, portanto, sua origem na Bíblia como nos narra o evangelista Mateus:
"Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e a mãe dele e foge para o Egito. Fica lá até eu te avisar, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se, tomou de noite o menino e a mãe dele e partiu para o Egito." (Mt 2, 13-14)
Nossa Senhora permaneceu cerca de 4 anos fugitiva ou desterrada no Egito.
Com este tríduo oracional nos preparamos para a festa de Nossa Senhora do Desterro, para o trabalho missionário da Rádio Aparecida em Casa Branca (SP), rezando por todos aqueles que estão longe de sua terra, fugindo da guerra, da violência, da fome ou das perseguições e também buscando melhores condições de vida para si e para a sua família.
Nossa Senhora do Desterro é uma devoção de todos os refugiados, daqueles que não têm pátria, dos que estão longe de sua terra natal ou dos que não tem esperança no futuro, como os milhões de brasileiros que saem do país em busca de uma vida melhor ou os milhões de refugiados da guerra, da fome e dos cataclismas naturais ao redor do mundo.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 280 milhões de pessoas estão forçadamente longe de sua terra ou deslocadas dentro de seu próprio país. Nossa Senhora do Desterro é a padroeira dos que tiveram que deixar sua pátria para procurar trabalho em outro lugar ou se refugiaram em outras terras.
Na Itália, ela é a Madonna dell’Immigranti, a mãe dos Imigrantes, é a mãe a qual todos que rezam para serem bem recebidos em terras estrangeiras para conseguirem novas amizades e trabalho.
Com o seu exemplo, Maria nos ensina a espiritualidade e o sentido mais profundo do desterro, no saber acolher qualquer irmão, de qualquer lugar. Como sempre dizia São Bento a seus monges: “chegou o visitante, chegou o migrante, chegou o Cristo”.
Em 2022, o Brasil recebeu mais de 50 mil pedidos de refúgio de imigrantes. Os que rezam a Nossa Senhora do Desterro por sua promessa serão protegidos contra a fome, a peste, a guerra e a doenças contagiosas. Todos os que tiverem confiança na misericórdia da Mãe do Desterro serão felizes em seus negócios e viagens, não morrerão sem a confissão e ficarão livres de uma morte repentina.
Sabemos que Maria e José tiveram que fugir de sua pátria com um pequeno Jesus ficando no Egito por cerca de 4 anos. Jesus também passou pela experiência do desterro junto com sua família e o próprio Jesus nos diz no Evangelho de São Matheus: “Eu era forasteiro e me acolheste”.
Atualmente existem cerca de 1,3 milhão de pessoas imigrantes residentes no Brasil. A questão da imigração vem sendo cada vez mais debatida tendo em vista que em tempos de crise social, humanitária, ambiental e econômica a quantidade de pessoas que migra de seus países de origem tende a crescer.
Com a Santa Mãe Igreja, celebramos a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Desterro:
Muitas cidades do Brasil e pelo mundo tem uma devoção especial a Nossa Senhora do Desterro, a padroeira dos emigrados e dos que estão longe de suas terras. A cidade de Florianópolis (SC), por exemplo, se chamava Desterro por ter Nossa Senhora do Desterro como padroeira. Além disso, existem no Brasil várias cidades, como a de Casa Branca no interior de São Paulo, que mantém a devoção à Nossa Senhora do Desterro com capelas e igrejas e outros espaços em sua homenagem.
O Santuário de Nossa Senhora do Desterro se desenvolveu a partir de uma pequena capela construída por João Gonçalves dos Santos em 1852 e reconstruída diversas vezes. A imagem que repousa no altar da capela veio de Portugal.
A atual igreja é de 1936 e tendo sido administrada por muitos anos pelos religiosos estigmatinos, tornou-se um verdadeiro oásis espiritual, recebendo peregrinos de diversos pontos do estado, principalmente no mês de agosto quando há mais de 80 anos ocorre a tradicional festa do Desterro.
A oração a Nossa Senhora do Desterro é muito conhecida entre os devotos que buscam consolo e refúgio nos braços de Nossa Senhora, que compreende muito bem o sofrimento que cada ser humano vive nesta vida.
Com Pe. Mário Adorno, diretor da Rádio Difusora de Casa Branca (SP) e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Desterro, rezemos:
Ó bem-aventurada Virgem Maria,
Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador do Mundo,
Ó rainha do céu e da terra, advogada dos pecadores,
Auxiliadora dos cristãos, protetora dos pobres,
consoladora dos tristes, amparo dos órfãos e viúvas,
Alívio das almas que penam, socorro dos aflitos,
desterradora das indigências, das calamidades,
dos inimigos corporais e espirituais, da morte cruel,
dos tormentos eternos de todo o bicho e animais peçonhentos,
dos maus pensamentos, dos sonhos pavorosos,
das cenas terríveis e visões espantosas, do rigor do dia do Juízo,
das pragas, dos incêndios, desastres, bruxarias e maldições,
dos malfeitores, ladrões, assaltantes e assassinos,
Minha amada Mãe!
Prostrado aos vossos pés,
cheio de arrependimentos pelas minhas culpas,
por vosso intermédio imploro perdão a Deus infinitamente bom,
rogai ao Vosso Divino Filho Jesus por nossas famílias,
para que ele desterre de nossas vidas todos os males.
Nos dê o perdão dos nossos pecados
e os enriqueça com vossa divina graça e misericórdia.
Cobri-nos com vosso manto maternal,
ó Divina Estrela dos Montes,
desterrai de nós todos os males e maldições,
afugentai de nós a peste e os desassossegos,
possamos, por vosso intermédio,
obter de Deus a cura de todas as doenças,
encontrar as portas do céu abertas
e convosco ser felizes por toda a eternidade.
Amém.
A Rádio Aparecida esteve em Santa Branca celebrando Nossa Senhora do Desterro. Acompanhe:
Dia do Samba celebra um dos maiores artistas do gênero, Zeca Pagodinho
A festa já começou no Brasil com S com o programa especial dedicado a um dos maiores artistas do samba.
Viva verdadeiramente o Advento com essas 6 dicas!
Entenda os significados mais profundos do Advento com a Rádio Aparecida.
Dia Nacional do Samba: o ritmo do Brasil
Conheça a origem do ritmo que contagia a todos os brasileiros e até quem não é.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.