Notícias

Viva verdadeiramente o Advento com essas 6 dicas!

A Rádio Aparecida traz 6 possibilidades de aprendizado e vivência para o Advento

Escrito por Rádio Aparecida

02 DEZ 2022 - 08H00

O Advento é um dos períodos mais importantes da Igreja, pois é a nossa preparação como católicos para o bem maior que está para chegar: Jesus chega ao nosso mundo para que um dia possa nos salvar dos nosso pecados!

Prepare-se intensamente nesse período para celebrar com verdade a espera do Salvador:

O sentido mais profundo do Advento

O Advento é o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca o início do novo Ano Litúrgico católico. A palavra Advento vem do latim “ad-venio”, que quer dizer “vir, chegar”. Começa com o domingo mais próximo da festa de Santo André e dura quatro semanas. No tempo do Advento, faz-se um apelo aos cristãos, a fim de que vivam de maneira mais profunda algumas práticas específicas, como a vigilância na fé, a conversão, o testemunho da alegria que Jesus traz, a pobreza interior e a alegria.

Que o nosso coração seja como uma manjedoura!

Já estamos vivendo o tempo do Advento. O Natal se aproxima e precisamos preparar nossos corações para realmente viver o nascimento de Jesus. O tempo de advento é marcado por um momento de expectativa: o Senhor que vem! Jesus que veio e que vem; portanto, são dois momentos fortes de reflexão.

Advento, convite a se deixar surpreender pelo Senhor!

O tempo de preparação para o Natal é um convite a deixar-se surpreender por Deus e a não depender de “nossas seguranças”. Neste tempo, somos chamados a ampliar o horizonte do nosso coração, a nos deixarmos surpreender pela vida que se apresenta a cada dia com suas novidades. Para isso é preciso “aprender a não depender das nossas seguranças, dos nossos esquemas consolidados, porque o Senhor vem na hora que não imaginamos!” Em suma, o Advento “vem para nos conduzir a uma dimensão mais bonita e maior”.

Os principais personagens do Tempo do Advento

Neste tempo destacam-se algumas figuras interpelativas nas leituras bíblicas: o profeta Isaías, João Batista, Maria e José. São figuras que nos desafiam a estar atentos ao Senhor que vem.

A Celebração do Advento

O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo, o diretório litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus. As vestes litúrgicas são de cor roxa, bem como o pano que recobre o ambão, como sinal de conversão em preparação para a festa do Natal com exceção do terceiro domingo do Advento, Domingo da Alegria, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea para revelar a alegria da vinda do Libertador.


:: Acompanhe mais conteúdos em a12.com/podcastra

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...