O Advento é um dos períodos mais importantes da Igreja, pois é a nossa preparação como católicos para o bem maior que está para chegar: Jesus chega ao nosso mundo para que um dia possa nos salvar dos nossos pecados. Além disso, marca o início do novo Ano Litúrgico católico. A palavra Advento vem do latim “ad-venio”, que quer dizer “vir, chegar”.
Prepare-se intensamente nesse período para celebrar com verdade a espera do Salvador:
Começa com o domingo mais próximo da festa de Santo André e dura quatro semanas. No tempo do Advento, faz-se um apelo aos cristãos, a fim de que vivam de maneira mais profunda algumas práticas específicas, como a vigilância na fé, a conversão, o testemunho da alegria que Jesus traz, a pobreza interior e a alegria.
Começamos a viver o tempo do Advento. O Natal se aproxima e precisamos preparar nossos corações para realmente viver o nascimento de Jesus.
O tempo de preparação para o Natal é um convite a deixar-se surpreender por Deus e a não depender de “nossas seguranças”. Neste tempo, somos chamados a ampliar o horizonte do nosso coração, a nos deixarmos surpreender pela vida que se apresenta a cada dia com suas novidades.
Para isso, é preciso “aprender a não depender das nossas seguranças, dos nossos esquemas consolidados, porque o Senhor vem na hora que não imaginamos!” Em suma, o Advento “vem para nos conduzir a uma dimensão mais bonita e maior”.
Neste tempo, destacam-se algumas figuras interpelativas nas leituras bíblicas: o profeta Isaías, João Batista, Maria e José. São figuras que nos desafiam a estar atentos ao Senhor que vem.
A Celebração do Advento
O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo, o diretório litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.
As vestes litúrgicas são de cor roxa, bem como o pano que recobre o ambão, como sinal de conversão em preparação para a festa do Natal, com exceção do terceiro domingo do Advento, Domingo da Alegria, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea para revelar a alegria da vinda do Libertador.
Uma nova perspectiva de vida no CAS São Clemente
No CAS São Clemente, a jovem Jaqueline Sandra encontra no programa SOS Família e nas oficinas novas oportunidades para transformar sua trajetória.
3º Domingo do Advento: Oração da Alegria
Guiados por Maria, acolhamos com fé a alegria que vem de Jesus e deixemos que ela renove nossa esperança. Rezemos juntos!
Música Brasileira: A Era dos Festivais
Os festivais revelaram talentos, marcaram gerações e ajudaram a construir aquilo que entendemos hoje como a grande música popular brasileira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.