Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 10 OUT 2019 - 15H18

Pela primeira vez, WhatsApp admite envio ilegal de mensagens em eleições de 2018




Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

🔊Acompanhe o 'Notícias em 30' às 7h (1ª edição) e às 17h30 (2ª edição)

Reportagem da Folha de São Paulo informou que o WhatsApp admitiu, pela primeira vez, que as eleições de 2018 no Brasil tiveram uso de envios massivos e ilegais de mensagens. O disparo teria sido feito por meio de sistemas automatizados contratados de empresas.

Durante uma palestra, o gerente de políticas públicas e eleições globais do WhatsApp confirmou que, na eleição brasileira do ano passado, teria havido atuação de empresas fornecedoras de envios massivos de mensagens, violando os termos de uso.

O advogado especialista em Direito Eleitoral, Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP, Alexandre Rollo, analisa este cenário conosco.


Bolsonaro vetou integralmente um projeto que obrigava escolas a contar com profissionais de psicologia e de assistência social.

Marcelo Chello/Shutterstock
Marcelo Chello/Shutterstock


Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

🔊Acompanhe o 'Notícias em 30' às 7h (1ª edição) e às 17h30 (2ª edição)

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente um projeto de lei que obrigava escolas públicas a contar com profissionais de psicologia e de assistência social. O veto presidencial foi criticado por entidades dos setores de educação e psicologia e também por parlamentares que aprovaram a medida no mês passado como Jandira Feghali. A deputada conversou, ontem à noite, com exclusividade com a nossa reportagem

O veto vê “inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público” na proposta. Segundo o governo, os ministérios da Educação e da Saúde manifestaram-se a favor do veto porque a proposta cria despesas sem indicar fonte de receita e impactos orçamentários. Argumentos refutados pela deputada Jandira.

Se fosse sancionada pelo presidente, a lei daria prazo de um ano para as escolas públicas incluírem assistentes sociais e psicólogos no seu quadro de funcionários. A medida valeria tanto para a educação básica quanto para o ensino fundamental e médio, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).


Situação delicada no Equador agrava cenário de conflitos na América Latina. 

Santiago Arcos/Agência Brasil
Santiago Arcos/Agência Brasil

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

🔊Acompanhe o 'Notícias em 30' às 7h (1ª edição) e às 17h30 (2ª edição)

O cenário é de polarização na América Latina. Fortes protestos desencadeados pelo aumento do preço da gasolina no Equador, eleições presidenciais na Bolívia e a dissolução do Congresso do Peru são alguns dos exemplos.

Os motivos das turbulências e sua intensidade são diferentes. No Equador, até a sede do governo teve que mudar para o litoral. Relatos recentes indicam ainda que até padres e cristãos leigos estariam sofrendo perseguições.

A corrupção, insatisfação social e polarização exacerbada são fatores comuns a esses conflitos, o Especialista Relações Internacionais da FMU, Dr. Manuel Furriela, explica que o governo equatoriano esperava o apoio da Igreja. Como isso não aconteceu, cristãos começavam ser perseguidos.


🔊 Gostou desses podcasts? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...