Brasil

Amamentação, colo e o vínculo afetivo

No Dia da Doação de Leite Humano quero falar sobre amor e vínculo.

Escrito por Polyana Gonzaga

19 MAI 2021 - 15H23 (Atualizada em 19 MAI 2021 - 16H21)

shutterstock Amamentação Leite materno mãe bebê (shutterstock)

Não é apenas alimento, amamentar é dar amor, proteção, colo, apoio. É o mais belo sinal de que a natureza nos permite ser fortes. Fortes na superação das nossas inseguranças, dos medos, da falta de informação.

Amamentar não é tarefa fácil e nem obrigação de todas as mães. Algumas enfrentam dificuldades que muitas vezes as fazem desistir e está tudo bem.

Mas é indiscutível que o aleitamento materno proporciona inúmeros benefícios tanto às mães quanto aos seus filhos.

Além dos inúmeros benefícios para a saúde do bebê, amamentar é muito mais que alimentar, é estabelecer laços, afetos, vínculos, tudo isso numa proporção incalculável.

Por escolha, posso nutrir meu filho com o alimento mais completo que um bebê pode receber.

.:: Entenda a importância do aleitamento materno

Para uma mãe que tem um recém-nascido nos braços, entre o choro, as noites mal dormidas e a insegurança a amamentação não é apenas alimento, é dar amor, proteção, colo, apoio.


Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
. Aqui o peito acalma, faz ninar, é vínculo, é troca de olhar e sorrisinhos banguelas, é nosso momento mais lindo e íntimo.


Aqui o peito acalma, faz ninar, é vínculo, é troca de olhar e sorrisinhos banguelas, é nosso momento mais lindo e íntimo.

Eu poderia fazer uma enorme lista dos benefícios e conselhos que uma mãe que a nutre um filho poderia dizer a outra, mas nada melhor do que viver essa experiência ou poder fazer uma escolha a partir da sua própria realidade.

O início foi difícil, os primeiros dias dolorosos. É preciso ter paciência, persistência e acreditar na nossa força e na força do alimento que sai de nós. Tudo passa e o que permanece é o amor e o vínculo com seu bebê.

Nesse dia nacional de doação de leite humano é essencial falar que o leite materno é o alimento mais completo para o seu bebê até os seis meses de vida ou mais. Além de nutrir, ele protege a saúde fortalecendo a imunidade e prevenindo doenças.

Toda mulher que amamenta pode ser uma possível doadora de leite humano, desde que esteja com a saúde em dia e não faça o uso de nenhum medicamento que interfira na amamentação. Procure o banco de leite mais próximo de você e seja uma doadora.

“Deve-se valorizar o leite do peito, que protege a criança, alimenta-a e lhe dá a grande experiência do verdadeiro amor, alicerce da segurança afetiva e do desenvolvimento”

Dra. Zilda Arns, médica e fundadora da Pastoral da Criança

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.