Neste dia 01 de agosto são celebrados o Dia Mundial da Amamentação e de Nossa Senhora do Leite, padroeira das mulheres que desejam engravidar e dar à luz novos filhos.
A amamentação é o mais belo sinal de que a natureza nos permite ser fortes. Fortes na superação das nossas inseguranças, dos medos, da falta de informação. Não é apenas alimento; amamentar é dar amor, proteção, colo, apoio.
Amamentar não é tarefa fácil e nem obrigação de todas as mães. Algumas enfrentam dificuldades que muitas vezes as fazem desistir, e está tudo bem.
Mas é indiscutível que o aleitamento materno proporciona inúmeros benefícios, tanto às mães quanto aos seus filhos.
Além dos inúmeros benefícios para a saúde do bebê, amamentar é muito mais que alimentar, é estabelecer laços, afetos, vínculos, tudo isso numa proporção incalculável.
Por escolha, posso nutrir meu filho com o alimento mais completo que um bebê pode receber.
.:: Entenda a importância do aleitamento materno
Para uma mãe que tem um recém-nascido nos braços, entre o choro, as noites mal dormidas e a insegurança, a amamentação não é apenas alimento, é amor, proteção.
Aqui o peito acalma, faz ninar, é vínculo, é troca de olhares e sorrisinhos banguelas, é nosso momento mais lindo e mais íntimo.
Eu poderia fazer uma enorme lista dos benefícios e conselhos que uma mãe que nutre um filho poderia dizer a outra, mas nada melhor do que viver essa experiência ou poder fazer uma escolha a partir da sua própria realidade.
O início foi difícil; os primeiros dias, dolorosos. É preciso ter paciência, persistência e acreditar na nossa força e na força do alimento que sai de nós. Tudo passa e o que permanece é o amor e o vínculo com seu bebê.
Neste Dia Mundial da Amamentação, é essencial falar que o leite materno é o alimento mais completo para o seu bebê, até os seis meses de vida ou mais. Além de nutrir, ele protege a saúde, fortalecendo a imunidade e prevenindo doenças.
IMPORTANTE: Toda mulher que amamenta pode ser uma possível doadora de leite humano, desde que esteja com a saúde em dia e não faça o uso de nenhum medicamento que interfira na amamentação. Procure o Banco de Leite mais próximo de você e seja uma doadora.
“Deve-se valorizar o leite do peito, que protege a criança, alimenta-a e lhe dá a grande experiência do verdadeiro amor, alicerce da segurança afetiva e do desenvolvimento”. (Dra. Zilda Arns, médica e fundadora da Pastoral da Criança)
Nossa Senhora do Leite
As primeiras imagens de Nossa Senhora do Leite têm a sua origem no Egito e na Palestina. Da Palestina, a devoção chegou até Roma, onde há um famoso ícone na fachada da Igreja de Santa Maria in Trastevere.
Como passagem bíblica relacionada a esta devoção, podemos citar a ocasião em que uma mulher disse ao Senhor Jesus: “Bem-aventurado o ventre que Te trouxe, e os peitos que Te amamentaram” (Lc 11,27).
A devoção à Nossa Senhora do Leite está também associada aos pedidos das mulheres que desejam engravidar e dar à luz novos filhos, conforme se pode perceber na oração que apresentamos a seguir:
Oração
Senhora do Leite e do Bom Parto,
Mãe amorosa do Menino Jesus e minha Mãe,
escutai a minha humilde oração.
Sei que vosso coração de Mãe conhece todos os meus desejos,
todas as minhas necessidades.
Só vós, Virgem Imaculada, e vosso Divino Filho,
são capazes de entender os sentimentos que enchem a minha alma.
Vós que tivestes o sagrado privilégio de ser a Mãe do Salvador,
intercedei junto Dele agora, minha querida Mãe,
para que, segundo a sua vontade, eu possa ser uma mãe,
ou mãe de outros filhos enviados por Nosso Senhor.
Isso eu peço a vós, Senhora do Leite,
em nome de vosso Divino Filho,
meu Senhor e Redentor.
Amém.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.