Neste mês de julho, celebramos o Dia do Amigo, uma oportunidade maravilhosa para dar graças a Deus pelos nossos amigos e pelo dom da amizade. Essa data especial nos lembra a importância de elevar uma oração de ação de graças ao Senhor, que colocou em nossas vidas pessoas tão importantes, manifestando concretamente Seu amor bondoso e misericordioso.
A amizade é verdadeiramente um presente divino. Deus nos criou para viver em comunhão, e a amizade é uma expressão dessa experiência de amor. É através das amizades que experimentamos o afeto, o alento e a ternura que refletem o amor de Deus por nós. Amigos são aqueles que nos acompanham nas jornadas de cada dia, oferecendo conforto e esperança em tempos difíceis e compartilhando as alegrias nos momentos felizes.
As Sagradas Escrituras estão repletas de exemplos de amizades virtuosas. Davi e Jônatas são um exemplo clássico de lealdade e amor fraternal, enquanto Rute e Noemi demonstram um compromisso profundo e inabalável. Os evangelhos nos mostram a Jesus como o amigo que entrega a Sua vida por nós. No Evangelho de João Ele diz: "Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer." (Jo 15,15)
A verdadeira amizade é um reflexo do amor de Cristo. Amigos que compartilham a fé nos ajudam a crescer em nosso caminho de fé e santidade. São Francisco de Sales, falando sobre o dom da amizade, nos diz: "Amizades verdadeiras são como ouro fino, porque é difícil encontrá-las e mais difícil ainda mantê-las."
Diante deste tesouro, devemos estar realmente gratos e felizes, retribuindo de uma maneira especial ao amor que recebemos. Por isso, no Dia do Amigo, podemos oferecer por eles um momento de oração diante de Deus. Esta oração de ação de graças, pode estar acompanhada de pedidos de proteção e bênçãos para aqueles que guardamos do lado esquerdo do peito.
Nesta reflexão, queremos sugerir uma oração para que possamos rezar e oferecer como presente aos nossos amigos:
Senhor Deus, Pai bondoso e misericordioso, neste Dia do Amigo, queremos Te agradecer de todo o coração pelo dom maravilhoso da amizade.
Obrigado, Senhor, por cada amigo que colocaste em nossas vidas. Cada um deles é um reflexo do Teu amor e cuidado, um sinal da Tua presença amorosa em nosso dia a dia.
Agradecemos pelas alegrias compartilhadas e momentos felizes que enchem nossos corações de alegria. Agradecemos também pelo apoio nos momentos de dificuldade, pelas palavras e pelos ombros amigos onde encontramos conforto.
Neste dia especial, pedimos tuas bênçãos sobre nossos amigos. Que eles sejam sempre protegidos e guiados por ti. Que possamos crescer juntos na fé, apoiando-nos mutuamente em nossa caminhada espiritual.
Senhor, ajuda-nos a ser amigos verdadeiros, refletindo o Teu amor em nossas palavras e ações, seguindo o exemplo de Cristo, nosso melhor amigo, e amar nossos amigos com um amor sincero e generoso.
Nós Te louvamos e agradecemos, Senhor, pelo dom da amizade, e Te pedimos que possamos sempre glorificar o Teu nome através do amor que compartilhamos. Amém.
Angelus após alta do Papa: "Experimentei a paciência do Senhor"
Após alta do Santo Padre, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o texto preparado para o Angelus deste domingo (23).
1ª Reunião do Conselho Permanente da CNBB é concluída
A primeira reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste ano de 2025 chegou ao fim nesta quinta-feira.
Figueira sem frutos: o despertar para a conversão e a misericórdia de Deus
Confira uma Reflexão da Liturgia do segundo domingo da quaresma. Figueira sem frutos: o despertar para a conversão e a misericórdia de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.