Por Redação A12 Em Brasil Atualizada em 01 SET 2017 - 17H16

Brasil tem 10 cidades chamadas de 'Aparecida'

Que Aparecida (SP) é a capital da fé ninguém tem dúvida. O Santuário Nacional, a Matriz Basílica, a famosa passarela e o Porto Itaguassu já são bastante visitados e conhecidos pelo povo brasileiro. Mas o Portal A12 não se acomodou e foi pesquisar quantas outras cidades fizeram homenagem a Mãe Aparecida. Descobrimos o total de 10, contando com a nossa querida Aparecida (que não é do norte).

Aqui não contamos distritos, somente cidades emancipadas e que estão na lista oficial de municípios brasileiros. Conheça abaixo um pouco de cada uma delas ou veja em vídeo a lista preparada para o nosso Vlog.

Acesse abaixo links citados no vídeo

:: Novo monumento é inaugurado no Santuário Nacional

:: Monumento no Vaticano homenageia Nossa Senhora Aparecida

 Aparecida de Goiânia (GO)

aparecida_goiania_igreja_matriz_rodoviaria_de_goiania

Foto: Reprodução/ Rodoviária de Aparecida de Goiânia

No dia 14 de novembro de 1963, o Distrito de Aparecida de Goiás emancipou-se de Hidrolândia, passando a se chamar Aparecida de Goiânia. Os primórdios da evolução social do pequenino povoado repousam na capelinha Nossa Senhora Aparecida. Local onde os moradores praticavam o culto religioso àquela que seria mais tarde consagrada a padroeira do lugar. Hoje a cidade tem mais de 530 mil habitantes.

Aparecida do Taboado (MS)

aparecida_do_taboado

Foto: Olinto Cristo

"Taboado", "Princesinha de Mato Grosso do Sul", "Terra dos 60 dias apaixonado". O lugar da famosa música, foi fundada em 28 de setembro de 1948 e emancipada em 15 de janeiro de 1949. Aparecida do Taboado está localizada na região da formação do Rio Paraná pelos rios Grande e Paranaíba, na segunda maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia do Rio Paraná. A cidade é conhecida como 'A terra dos 60 dias apaixonado' em virtude da música "60 dias apaixonado", de autoria de Constantino Mendes e Darci Rossi, gravada por Chitãozinho e Xororó. Num passado recente, antes da divisão, tinha o título de "Princesinha de Mato Grosso" (atualizado atualmente para "Princesinha de Mato Grosso do Sul"). Aparecida do Taboado também é conhecida por conta da famosa "Festa do Peão de Boiadeiro", festividade nacionalmente famosa que ocorre desde 1969. Outro destaque é o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, que possui grande significado para os fiéis da cidade e região.

Aparecida d'Oeste (SP)

aparecida_doeste_aniv_005_828x550_analicefernandes

Foto: Site/Analice Fernandes

É um município brasileiro do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de apenas 4.450 habitantes. A distância da capital é de 645 km. É próxima de São José do Rio Preto e Jales (SP) e foi emancipada em 05 de Maio de 1994.

Aparecida (PB)

aparecida_pb

Foto: Dedé de Zé Luca

Distante 420 Km da capital,  João pessoa, tem 8 mil habitantes, segundo o censo de 2010. O Índice de Desenvolvimento Humano é de 0628, considerado médio. Em 1945 uma antiga capela foi demolida e no seu lugar foi erguida a igreja ainda hoje existente na cidade. Igreja de Nossa Senhora Aparecida, graças a uma promessa feita por uma devota da virgem. O povoado ganhou o status de cidade em 23 de março de 1965.

Aparecida do Rio Doce (GO)

aparecida_do_rio_doce

Foto: Google Maps

É um município do interior do estado de Goiás, região Centro-Oeste do país. Sua população estimada é de menos de 3 mil habitantes. O município é grande produtor de gado de corte e suínos, localiza-se no sudoeste goiano à 290 km de Goiânia.

Aparecida do Rio Negro (TO)

aparecida_do_rio_negro

Foto: Ernesto Palmas

É um município brasileiro do estado do Tocantins, possui cerca de 4 mil habitantes e fica a 73 km de Palmas (TO);

Nossa Senhora Aparecida (SE)

nossa_senhora_aparecida_16

Foto: Aparecido Santana

A pequena cidade fica distante 91 km de Aracaju, possui 8 mil habitantes e é famosa na região, por reunir no dia 12 de outubro imensas Romarias vindas, principalmente de outras cidades de Sergipe.

Boa Vista da Aparecida (PR)

boa_vista_da_aparecida

Foto: Blog Roda do Povo

Localizado na região Oeste do estado do Paraná, sua população também é estimada em 8 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conceição da Aparecida (MG)

conceicao_da_aparecida_mg

Foto: Mapio.Net

Possui atrativos voltados ao turismo rural como cachoeiras e fábricas de Doces Caseiros. Encontra-se no município um dos principais hotéis-fazenda da região e um dos principais eventos comemorados na cidade são as tradicionais Festa do Lar São Vicente de Paulo, realizada em Junho e a Festa de Nossa Senhora Aparecida em outubro.

:: Medalhas homenageiam Mãe Aparecida

:: Jardins do Santuário Nacional ganham Monumento

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.