Por Eduardo Gois Em Brasil Atualizada em 02 OUT 2019 - 08H39

Brasil tem 10 cidades chamadas de 'Aparecida'

Que Aparecida (SP) é a capital da fé ninguém tem dúvida. O Santuário Nacional, a Basílica Velha, a famosa Passarela da Fé e o Porto Itaguaçu já são bastante visitados e conhecidos pelo povo brasileiro. Mas o A12 não se acomodou e foi pesquisar quantas outras cidades fizeram homenagem a Mãe Aparecida.

Descobrimos um total de 10, contando com a nossa querida Aparecida (que não é do norte).

Aqui não contamos distritos, somente cidades emancipadas e que estão na lista oficial de municípios brasileiros. Conheça abaixo um pouco de cada uma delas.

Aparecida de Goiânia (GO)

Foto: Reprodução/ Rodoviária de Aparecida de Goiânia

aparecida_goiania_igreja_matriz_rodoviaria_de_goiania

No dia 14 de novembro de 1963, o Distrito de Aparecida de Goiás emancipou-se de Hidrolândia, passando a se chamar Aparecida de Goiânia. Os primórdios da evolução social do pequenino povoado repousam na capelinha Nossa Senhora Aparecida. Local onde os moradores praticavam o culto religioso àquela que seria, mais tarde, consagrada a padroeira do lugar. Hoje a cidade tem mais de 530 mil habitantes.

Aparecida do Taboado (MS)

Foto: Olinto Cristo

aparecida_do_taboado

"Taboado", "Princesinha de Mato Grosso do Sul", "Terra dos 60 dias apaixonado". O lugar da famosa música foi fundado em 28 de setembro de 1948, tendo se emancipado em 15 de janeiro de 1949. Aparecida do Taboado está localizada na região da formação do Rio Paraná, pelos rios Grande e Paranaíba, na segunda maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia do Rio Paraná.

A cidade é conhecida como 'A terra dos 60 dias apaixonado' em virtude da música "60 dias apaixonado", de autoria de Constantino Mendes e Darci Rossi, gravada por Chitãozinho e Xororó. Num passado recente, antes da divisão, tinha o título de "Princesinha de Mato Grosso" (atualizado atualmente para "Princesinha de Mato Grosso do Sul"). Aparecida do Taboado também é conhecida por conta da famosa "Festa do Peão de Boiadeiro", festividade nacionalmente famosa, que ocorre desde 1969. Outro destaque é o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, que possui grande significado para os fiéis da cidade e região.

Aparecida d'Oeste (SP)

Foto: Site/Analice Fernandes
aparecida_doeste_aniv_005_828x550_analicefernandes

É um município brasileiro do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de apenas 4.450 habitantes. A distância da capital é de 645 km. É próxima de São José do Rio Preto e Jales (SP) e foi emancipada em 05 de Maio de 1994.

Aparecida (PB)

Foto: Dedé de Zé Luca
aparecida_pb

Distante 420 Km da capital, João Pessoa, a cidadezinha tem 8 mil habitantes, segundo o censo de 2010. O Índice de Desenvolvimento Humano é de 0628, considerado médio. Em 1945, uma antiga capela foi demolida e, no seu lugar, foi erguida a igreja ainda hoje existente na cidade, a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, graças a uma promessa feita por uma devota da virgem. O povoado ganhou o status de cidade em 23 de março de 1965.

Aparecida do Rio Doce (GO)

Foto: Google Maps
aparecida_do_rio_doce

É um município do interior do estado de Goiás, região Centro-Oeste do país. Sua população estimada é de menos de 3 mil habitantes. O município é grande produtor de gado de corte e suínos. Localiza-se no sudoeste goiano, a 290 km de Goiânia.

Aparecida do Rio Negro (TO)

Foto: Ernesto Palmas
aparecida_do_rio_negro

É um município brasileiro do estado do Tocantins, que possui cerca de 4 mil habitantes e fica a 73 km de Palmas (TO);

Nossa Senhora Aparecida (SE)

Foto: Aparecido Santana
nossa_senhora_aparecida_16

A pequena cidade fica distante 91 km de Aracaju, possui 8 mil habitantes e é famosa na região por reunir, no dia 12 de outubro, imensas romarias, vindas principalmente de outras cidades de Sergipe.


Boa Vista da Aparecida (PR)

Foto: Blog Roda do Povo
boa_vista_da_aparecida
Localizado na região Oeste do estado do Paraná, sua população também é estimada em 8 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conceição da Aparecida (MG)

Foto: Mapio.Net
conceicao_da_aparecida_mg

Possui atrativos voltados ao turismo rural, como cachoeiras e fábricas de doces caseiros. Encontra-se no município um dos principais hotéis-fazenda da região e um dos principais eventos comemorados na cidade são as tradicionais Festa do Lar São Vicente de Paulo, realizada em junho, e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, em outubro.

:: Gostou de conhecer essas cidades? Programe-se para conhecê-las!
Tem fotos de alguma delas? Envie pra gente!

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.