Nesse dia 14 de novembro, são realizadas diversas campanhas por ocasião do Dia Mundial do Diabetes. No Brasil, ações são realizadas principalmente pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que divulga o "Novembro Diabetes Azul", com o intuito de estimular a prevenção para toda a família.
O Novembro Diabetes Azul alerta que o diabetes mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo, de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.
Os tipos de diabetes são:
Leia MaisSaiba mais sobre diabetesDiabetes Tipo 1 (DM 1) - Essa forma de diabetes é resultado da destruição das células beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células beta, levando à deficiência de insulina.
Diabetes Tipo 2 (DM 2) - Nesta forma de diabetes está incluída a grande maioria dos casos (cerca de 90% dos pacientes diabéticos). Nesses pacientes, a insulina é produzida pelas células beta pancreáticas, porém, sua ação está dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica.
Diabetes Gestacional - Atenção especial deve ser dada ao diabetes diagnosticado durante a gestação. Pode ser transitório ou não e, ao término da gravidez, a paciente deve ser investigada e acompanhada.
Na maioria das vezes, ele é detectado no 3º trimestre da gravidez, através de um teste de sobrecarga de glicose. As gestantes que tiverem história prévia de diabetes gestacional, de perdas fetais, má formações fetais, hipertensão arterial, obesidade ou história familiar de diabetes não devem esperar o 3º trimestre para serem testadas, já que sua chance de desenvolverem a doença é maior.
Consequências e prevenções
A prevenção é o melhor remédio para evitar e controlar os casos de diabetes; caso contrário, as consequências podem ser graves para o paciente que ignora tais cuidados.
Para prevenir o avanço da diabetes, é aconselhável manter uma dieta equilibrada com poucas calorias, menos gordura e rica em fibras, além de realizar atividade física regularmente.
Exames periódicos para medir a dosagem de glicose no sangue, no caso de pessoas propensas à doença, fazem parte da prevenção. Entre os malefícios por conta da falta de cuidado e controle da doença, estão:
• A expectativa de vida é reduzida, em média, em 15 anos para o diabetes tipo 1;
• A expectativa de vida é reduzida, em média, entre 5 a 7 anos para o diabetes tipo 2;
• Os adultos com diabetes têm risco 2 a 4 vezes maior de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral;
• É a causa mais comum de amputações de membros inferiores não-traumáticas;
• Cegueira irreversível;
• Doença renal crônica;
• Em mulheres, partos prematuros e mortalidade materna.
.:: Entenda mais sobre a doença com entrevista sobre o assunto - Programa Saúde e Fé
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
CNBB divulga programação do Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros
Seminário de Iniciação à Vida Cristã da CNBB reúne mais de 150 inscritos e discute temas como catequese e mídias digitais. Saiba mais.
Ezequiel, o profeta da esperança
O livro de Ezequiel é o tema do Mês da Bíblia 2024, com o lema “Porei em vós o meu Espírito e vivereis” (Ez 37,14), refletindo a esperança e a presença de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...