A Igreja Católica se prepara para a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada de 10 a 21 de novembro deste ano, em Belém, capital do estado do Pará.
A Conferência é considerada como um fórum de negociações climáticas, cujos principais objetivos são: o debate sobre medidas para a diminuição a emissão de gases do efeito estufa; o encontro de soluções para problemas ambientais que afetam o planeta; a avaliação do progresso na implementação da convenção e o estabelecimento de negociações que definam medidas para conter a crise climática em escala global.
Leia MaisO que é a COP 30? Aprenda com a cartilha da REPAM Igreja no Brasil se mobiliza para a COP 30: Cuidado com a Casa Comum em pautaBispos falam sobre a Conferência Eclesial da Amazônia e a COP 30Apesar do evento estar agendado para o mês de novembro, a pauta da COP já gera repercussão nos países e no segmento Católico. Em fevereiro, por exemplo, as presidências da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e da Rede Eclesial para a América Latina e o Caribe (SELACC) se reuniram em Brasília (DF), para um processo de organização para a COP 30.
Um dos desafios do Brasil na luta contra as mudanças climáticas é harmonizar desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. No Brasil, um dos tópicos que chama mais atenção nas discussões é a Amazônia, que deve possuir metas de redução de emissões e financiamento climático.
A Igreja se conecta aos temas ambientais há muitos anos, como, em Campanhas da Fraternidade que trazem muitas vezes temas ligados ao meio ambiente, como, neste ano de 2025, que está abordando o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, inspirada também na COP30.
Dentre os principais desafios do país nesse importante encontro, têm destaque:
Desmatamento e Queimadas;
Agropecuária Sustentável;
Transição Energética;
Justiça Climática;
Participação Indígena;
e Concretização de Acordos.
.:: Mudança climática: A hora de agir é agora!
Fonte: Nações Unidas no Brasil e Vatican News
Todo pecado pode ser perdoado? Existe algum imperdoável?
Tire suas dúvidas com o que a Igreja explica, o que diz a Bíblia e o Catecismo sobre misericórdia, arrependimento e o pecado
Igrejas promovem Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Edição de 2026 convida fiéis de diferentes igrejas à oração e à fraternidade em todo o Brasil, sob o tema bíblico “Vocês formam um só corpo e um só espírito" (cf. Efésios 4,4).
Sugestões de músicas para a Ascensão do Senhor
Neste Domingo (17) a liturgia nos convida a refletir sobre a alegria, confiança e o anúncio do Evangelho, pois Cristo sobe aos céus. Confira algumas músicas!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.