A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025), tradicionalmente na Quarta-feira de Cinzas (5). O evento foi realizado na sede da entidade, em Brasília (DF) com uma missa, presidida pelo secretário-geral, dom Ricardo Hoepers.
Durante a cerimônia, uma live conduzida pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e pelo coordenador de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, foram apresentados a Mensagem do Papa Francisco para a CF e um vídeo com um balanço dos projetos apoiados, em 2024, pelo Fundo Nacional de Solidariedade, composto com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade.
Em sua fala, dom Ricardo Hoepers chamou atenção para o desejo de dominação dos recursos naturais que fere a obra da criação de Deus e convidou à tomada de consciência “da missão que recebemos de cultivar e guardar a criação, no cuidado e no respeito à vida”.
“Se não cuidarmos da vida com justiça, solidariedade e fraternidade, se não cuidarmos do planeta, nossa casa comum, não teremos nem almas que possam buscar salvação”.
Dom Ricardo também destacou que a Campanha da Fraternidade deste ano "faz ecoar no coração humano uma urgente conversão e a consciência da gravidade dos pecados contra a criação que desfiguram e destroem o meio ambiente".
O bispo convocou os fiéis a saírem da passividade e buscarem soluções criativas para a crise ambiental, enfatizando a importância de se informar e agir. Ele alertou que a ignorância é a mãe de muitos males e alimenta a soberba daqueles que se negam a viver a fraternidade como exigência evangélica.
Dom Ricardo exortou: "Nesta quaresma, faça jejum, faça penitência, dobre os joelhos, mas também estude, se informe, se organize, se mobilize, compartilhe boas práticas".

O Papa Francisco enviou sua mensagem à CNBB por ocasião da Campanha da Fraternidade 2025. No texto, o Santo Padre felicita a Conferência dos Bispos pela realização da Campanha, há mais de 60 anos. Francisco também louvou o “esforço em propor o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal a Cristo”, baseada na Carta Encíclica Laudato Si’ e complementada com a Exortação Apostólica Laudate Deum.
“Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”.

O Santo Padre relacionou o tema da CF deste ano com a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar a sua contribuição para a COP 30, que será realizada em novembro em Belém do Pará, na Amazônia.
“Que as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação, que Deus nos confiou e que temos a responsabilidade de transmitir às futuras gerações.”
Alinhado ao Jubileu, Francisco desejou que a Quaresma traga frutos e encha os católicos brasileiros de esperança;
“Faço votos que a Campanha da Fraternidade seja novamente um poderoso auxílio para as pessoas e comunidades desse amado País no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e de compromisso concreto com a Ecologia Integral”.

E encerrou pedindo bênçãos por intercessão de Nossa Senhora Aparecida:
“Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, concedo de bom grado a Bênção Apostólica a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a Casa Comum, pedindo que continuem a rezar por mim.”
:: Aprenda sobre a CF 2025 no site oficial do A12 com muitas informações para você!
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.