Brasil

Dezembro é o mês de conscientização para a prevenção ao câncer de pele

Escrito por Redação A12

01 DEZ 2021 - 08H00 (Atualizada em 01 DEZ 2021 - 09H36)

Shutterstock dezembro-laranja (Shutterstock)

As preocupações do mês de dezembro não são só com o Natal, festas e presentes, mas também de conscientização sobre os cuidados com a saúde. Para isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza a campanha "Dezembro Laranja" de luta pela prevenção ao câncer de pele.

Para participar da luta pela prevenção ao câncer da pele a campanha estimula as pessoas a divulgar a #DezembroLaranja. 

Nos alertas, a SBD deixa claro que o atual momento pede que junto com o uso do álcool gel, máscara e distanciamento, os brasileiros cultivem as práticas de fotoproteção. Com a queda nos indicadores de morbidade e de mortalidade relacionados à covid-19, estima-se que neste verão as praias e os espaços abertos voltarão a ser ocupados com muito mais intensidade.

No entanto, a retomada da normalidade não deve ser feita sem atenção às recomendações das autoridades sanitárias, ainda atentas à possibilidade de aumento dos casos de contaminação pelo coronavírus. Além desse cuidado, afirmam, a população deve agregar à sua rotina as medidas de prevenção contra o câncer de pele.

Assim, como afirma a mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2021: “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”!

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a quase 30% de todos os tumores malignos no país e soma mais de 185 mil casos diferentes de Câncer de pele. 



 Dados preocupantes:

- Oito em cada dez brasileiros não se protegem do sol no dia a dia;

- O câncer de pele é o mais frequente no nosso país;

- 6 milhões de brasileiros não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago;

- O principal horário de exposição dos brasileiros na praia ou piscina é das 10 às 15h (44%); ou seja, o pior horário para tomar sol;

- Os brasileiros de menor escolaridade e nível sócio-econômico são os que menos usam o protetor solar (50%) na praia ou piscina.

Ações de divulgação

A divulgação nas plataformas digitais (Facebook, Instagram, Youtube e Site) terá as hashtags #DezembroLaranja

O público pode se engajar na campanha e compartilhar nas redes sociais, customizando a foto de perfil e as publicações da SBD, por exemplo. Assim como nos anos anteriores, diferentes personalidades participarão do movimento vestindo a cor laranja e prédios e monumentos nacionais serão iluminados com a cor símbolo da campanha, frisando o compromisso com a prevenção, diagnóstico e tratamentos precoces.

.:: Saiba mais sobre câncer de pele

Veja entrevista do programa Saúde e Fé, da TV Aparecida. A dermatologista Dra. Marcela Moreira esclarece todas as dúvidas sobre câncer de pele e cuidados durante o verão.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.