Brasil

Igreja arrecada doações para vítimas das cheias no Acre

Dentre as ações solidárias, Missionários Redentoristas realizam a arrecadação e estão doando mantimentos nas regiões mais afetadas

Escrito por Alberto Andrade

07 MAR 2024 - 14H49 (Atualizada em 07 MAR 2024 - 15H30)

Esnaydher Fotografia e Nicoly Araújo - Paróquia de Feijó

O Acre enfrenta uma cheia histórica neste ano. Desde 21 de fevereiro, fortes chuvas atingiram a região, e os rios Purus, Acre, Juruá, Tarauacá e Envira atingiram níveis muito altos.

Para ter ideia do cenário de caos, na capital Rio Branco, o rio Acre atingiu a marca de 17,84 metros acima do leito nesta terça-feira (5), o segundo maior registro da história. 19 dos 22 municípios estão em situação de emergência devido aos alagamentos causados pelos igarapés transbordados na região.

Nesta quinta-feira (7), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) informou que o Acre atualmente é o estado com maior risco hidrológico no Brasil, com cerca de metade do território (incluindo a capital) em risco “muito alto”, e outra metade em risco “alto”, com previsão de pancadas de chuva.

De acordo com a atualização do governo estadual, com dados de 14 municípios em situação considerada mais crítica, atualmente mais de 10 mil pessoas estão desabrigadas, e outras 17.672 estão desalojadas devido às cheias.

Governo do Acre
Governo do Acre


Chegaram nesta terça-feira (5) ao estado oito kits de anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, luvas e seringas enviados pelo Ministério da Saúde. Os insumos têm capacidade de atender até três mil pessoas durante um mês.

Caridade praticada pela Igreja local

Os missionários redentoristas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Feijó (AC), junto aos voluntários e doadores, seguem ao encontro das famílias atingidas, enquanto esperam que o nível da água comece a baixar. Nesta segunda-feira (4), a ação solidária Igreja em Saída levou sopa, doces para as crianças, água mineral e roupas, e donativos em geral, além da presença amiga e evangelizadora nesse momento difícil para centenas de famílias.

Esnaydher Fotografia e Nicoly Araújo - Paróquia de Feijó
Esnaydher Fotografia e Nicoly Araújo - Paróquia de Feijó


Mais de 150 famílias na região da paróquia não conseguem deixar suas casas e vivem um período de incerteza e necessidades básicas. Para o portal A12, o Frater Cleiton Silveira, C.Ss.R., informa quais são os itens que de maior necessidade para as vítimas das cheias.

“Neste momento em que as famílias retornam para o cenário desolador em que ficam suas casas, a prioridade nas doações é de materiais para a limpeza, higiene pessoal e fraldas”.

O redentorista também ressalta a missão de doar fé e esperança, além da caridade para os mais sofrem com os alagamentos.

O tempo quaresmal por si mesmo é um convite a todo cristão à partilha, além da oração e jejum, todo aquele que se abre ao gesto do voluntariado, da doação e amor ao próximo, fortalece as virtudes em sua vida, mostrando-se ainda mais humano para com seu semelhante, como foi o próprio Cristo”.

Em nota, o Padre Leonilson Brandão, C.Ss.R., que administra a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, agradeceu as entidades envolvidas, voluntários e comerciantes que fortaleceram o projeto e assegurou que a fé seguirá unida às iniciativas sociais.

“Agradecemos o apoio e incentivo que recebemos nessa e em outras ações e a cobertura dos meios de comunicação da cidade, do Estado e até nacionais, que destacam entre os temas divulgados, essa valiosa corrente do bem, através dos programas, redes sociais e matérias veiculadas. Rogamos sobre todos e cada um, a benção de Deus por intercessão da Padroeira da nossa cidade de Feijó, a Mãe do Perpétuo Socorro. Que a fraternidade fortaleça em nós a fé, esperança e o amor”.

Esnaydher Fotografia e Nicoly Araújo - Paróquia de Feijó
Esnaydher Fotografia e Nicoly Araújo - Paróquia de Feijó


Para o programa “Igreja em Saída”, da TV Aparecida, o Bispo de Rio Branco (AC), Dom Joaquín Pertinez Fernandez,  apresentou a realidade dos fiéis das regiões afetadas.

“O prejuízo maior foi quando as águas transbordaram em Brasiléia (AC), na fronteira com a Bolívia. Foi um desastre total, foi atingida a parte antiga da cidade, como se tivesse passado um tsunami, água até o telhado das casas, destruição nas igrejas. Uma calamidade tamanha que estão pensando em mudar para um lugar mais alto o centro antigo, pois todo o ano acontece esse fenômeno”.

Esnaydher Fotografia e Nicoly Araújo - Paróquia de Feijó
Esnaydher Fotografia e Nicoly Araújo - Paróquia de Feijó

Dom Joaquín reforça que a Igreja no Brasil possa ajudar nossos irmãos e irmãs que passam por essa situação.

“Temos centros de arrecadação nas paróquias, as Cáritas paroquiais realizam ações levando mantimentos, mas você também pode fazer suas doações em dinheiro para a Caritas Diocesana, e atender as pessoas mais necessitadas. Um gesto muito bonito que vejo é de paróquias que não estão alagadas ajudam as paróquias que sofrem com as cheias, uma comunhão muito bonita entre as comunidades”.

Como posso ajudar?

A Cáritas Paroquial da Diocese de Rio Branco divulgou que mantimentos como água potável, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza estão sendo aceitos. 

Um dos principais pontos de arrecadação é na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, na Praça da Catedral, 8, no Centro da capital acreana. Doações em dinheiro podem ser realizadas na conta-corrente 39.191-3 na Agência 0071-x do Banco do Brasil no nome das Obras Sociais da Diocese de Rio Branco. 

A Paróquia Perpétuo Socorro, em Feijó (AC), também disponibiliza uma chave PIX para doações em dinheiro pelo CNPJ 04.021.218/0010-74 ou mais formas de doação pelo telefone (68) 99208-9328. 

Frater Cleiton falou da solidariedade da Igreja para os acreanos


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...