Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Brasil

Pastoral da Juventude celebra Semana do Estudante

Com o tema “Conectando saberes: educação e ecologia integral”, atividades acontecem por todo o Brasil e fazem referência à Campanha da Fraternidade 2025

Escrito por A12

12 AGO 2025 - 10H59 (Atualizada em 12 AGO 2025 - 14H25)

Reprodução/CNBB

As Pastorais da Juventude realizam, de 11 a 17 de agosto, em todo o Brasil, as diversas atividades em celebração à Semana do Estudante, com o tema relacionado à Campanha da Fraternidade deste ano.

Em 2025, as atividades da PJ são inspiradas no tema “Conectando saberes: educação e ecologia integral” e pelo lema bíblico “Vá e faça a mesma coisa”, conforme Lucas 10,37.

A Semana do Estudante envolve ações nas escolas, comunidades e territórios onde a juventude está presente. A iniciativa é construída de forma conjunta pela Pastoral da Juventude Estudantil, a Pastoral da Juventude Rural e a Pastoral da Juventude no Meio Popular.

“Somos chamadas e chamados a refletir sobre o cuidado com a Casa Comum, o compromisso com uma educação transformadora e o papel das juventudes na construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável, destacam as Pastorais da Juventude envolvidas.

No material de motivação, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB destacou a proposta da semana como continuidade com o caminho da Campanha da Fraternidade 2025, que abordou o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, e o Pacto Educativo Global.

As atividades apresentam temáticas como sustentabilidade, consumo consciente, práticas coletivas e uma proposta celebrativa inspirada no diálogo de Jesus com o mestre da Lei (Lc 10, 25-37).

A cartilha oferecida para a celebração apresenta encontros, celebrações e práticas que ajudam a cultivar esperança, repensar hábitos e agir com responsabilidade ecológica e social.

CLIQUE AQUI para acessar a cartilha completa.

História da Pastoral da Juventude

As origens da Pastoral da Juventude nos remetem à década de 1960, com a Ação Católica Especializada, bem como os ensinamentos da Teologia da Libertação e da Pedagogia do Oprimido.

No final da década de 1970, a Igreja vivia um período de grandes expectativas, com propostas de ações concretas pelos pobres e pelos jovens. Esta opção possibilitou ampliar o trabalho que vinha sendo desenvolvido com a juventude.

As dioceses passaram, então, a organizar a evangelização dos jovens em pequenos grupos e, para melhor acompanhar a organização e formação dos jovens, iniciou-se a articulação de encontros nacionais com o propósito de melhorar a comunicação e proporcionar o intercâmbio e a sistematização de experiências.

A Pastoral da Juventude, no seu todo, foi valorizando e incluindo em sua caminhada novas experiências de trabalho com a juventude a partir de seu meio específico, ampliando suas ações para a juventude rural, juventude estudantil, juventude universitária e juventude dos meios populares, respeitando suas próprias formas de articulação e organização.

.:: LEIA MAIS: Carta da juventude católica ao novo Papa

Fonte: www.cnbb.org.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...