Na manhã desta quarta-feira (17), o Papa Leão XIV realizou a Audiência Geral na Praça São Pedro, dando continuidade às reflexões para o Jubileu da Esperança.
Com o tema “A Páscoa como refúgio do coração inquieto”, o Pontífice trouxe uma mensagem sobre a busca de sentido em um mundo marcado pelo ativismo e pela valorização excessiva dos bens materiais.
O Santo Padre iniciou sua catequese observando que a vida moderna muitas vezes nos empurra para um turbilhão de atividades. Segundo ele, o excesso de compromissos práticos pode roubar a serenidade e gerar um vazio existencial.
“O tempo parece ser desperdiçado em mil coisas práticas que não resolvem o sentido último da nossa existência. Por vezes, sentimo-nos vazios. Por quê? Porque não somos máquinas, temos um ‘coração’; ou melhor, somos um coração”, afirmou o Papa.
Leão XIV exortou os fiéis a não buscarem segurança nos “cofres da terra” ou em investimentos financeiros, muitas vezes injustamente concentrados, mas a redescobrirem a essência humana iluminada pela Páscoa de Cristo.
Citando Santo Agostinho, o Papa recordou que o coração humano vive inquieto enquanto não repousa em Deus. Ele explicou que a verdadeira plenitude não consiste em possuir bens, mas em alcançar o amor divino. E listou:
O amor de Deus: É o que preenche o vazio interior.
O próximo como caminho: Esse amor se manifesta no cuidado com os irmãos, que nos convidam a abrandar o ritmo e mudar planos.
A esperança cristã: Um fundamento sólido que não decepciona, pois se baseia na vitória de Cristo sobre a morte.
Aproximando-se do Natal, além de alertar contra o “ativismo frenético” dos preparativos comerciais, que corre o risco de esvaziar o sentido cristão da festa, Leão XIV destacou o valor do Presépio como uma representação do Mistério do Nascimento de Cristo e um convite à humildade.
Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, Leão XIV destacou a importância da Novena de Natal:
“Uma oportunidade de aliviar o coração, preparando-o para o iminente nascimento do Filho de Deus. Que Nossa Senhora da Esperança os acompanhe!”
Para viver este tempo com profundidade, o Pontífice sugeriu três passos essenciais aos fiéis:
1. Oração Confiante: Acolher Jesus sem reservas com a prece “Vem, Senhor Jesus”.
2. Sacramento da Penitência: Buscar a confissão para encontrar a paz e o perdão.
3. Retiros Espirituais: Dedicar tempo ao silêncio para ouvir a voz de Deus.
O Papa concluiu reforçando que o cristão é chamado a abrir o coração ao amor para que ele se encha de verdadeira alegria, lembrando que a vitória da vida em Cristo se manifesta em cada pequena morte do cotidiano.
Fonte: Vatican News
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.