Aconteceu, na última semana de julho, a 36ª Assembleia da Pastoral dos Nômades do Brasil. O encontro foi realizado na Casa de Acolhimento Assunção, em São Bernardo do Campos (SP).
Sob o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a assembleia reuniu lideranças, agentes e parceiros de todo o país, que participaram de momentos de escuta, reflexão, celebração e definições sobre os rumos da missão junto aos povos nômades no Brasil.
Em 2025, o encontro teve um caráter especial ao celebrar os 40 anos da Pastoral dos Nômades no Brasil — quatro décadas de evangelização, cidadania e fé junto aos povos itinerantes, como ciganos, circenses e parquistas.
A história dessa pastoral é marcada pela atuação solidária e presente da Igreja nas margens da sociedade, sendo um sinal visível do Evangelho em meio ao povo.
.:: LEIA MAIS: Uma pastoral para ciganos, circenses e parquistas
O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, em sua participação na Assembleia, ressaltou a importância do trabalho pastoral nas comunidades nômades e renovou o compromisso da Conferência com essa causa evangelizadora e social.
Também participaram Alessandra Miranda, assessora da Comissão Sociotransformadora da CNBB, Jardel Neves, do CEFEP e CENSUS, e Claudina Scapini, religiosa Scalabriana e integrante do Setor de Mobilidade Humana da CNBB, que contribuiu com reflexões sobre a missão da Igreja junto às populações migrantes e itinerantes.
A assembleia também foi marcada pela eleição da nova diretoria da Pastoral para os próximos quatro anos:
Presidente: Dom José Edson Santana Oliveira
Vice-presidente: Dom Jorge Pierozan
Diretor Executivo: Cícero Pereira
Secretária: Cherlia Vieira
Tesoureiro: Pe. José Romão
Conselho Fiscal será formado por Jucelho Dantas, Pe. Leandro Oliveira, José Geraldo, Irmã Jamile Porto e Rosecler Winter.
A 36ª Assembleia da Pastoral foi encerrada com a mensagem de reafirmação do compromisso da pastoral com a atuação profética, evangelizadora e sinodal, enraizada na realidade das comunidades nômades e comprometida com a dignidade, os direitos e o protagonismo dessas populações no território brasileiro.
.:: LEIA MAIS: Beato Zeferino Malla, cigano e mártir da Igreja Católica
Fonte: www.cnbb.org.br
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.