Brasil

Projeto Social pinta arte em Kombis

Escrito por Redação A12

27 ABR 2021 - 14H08 (Atualizada em 27 ABR 2021 - 14H27)

Arquivo Pessoal

Já pensou em transformar sua Kombi velha em uma obra de arte, e ainda por cima de graça? Pois, se depender do artista urbano Bonga Mac, essa tarefa é possível. Neste ano de 2021, ele deu início ao projeto Kombozas, que consiste em ressignificar Peruas Kombi por meio de sua intervenção artística.

Independentemente de o veículo apresentar ou não boas condições, o artista vem customizando peruas, gratuitamente, de todos os perueiros interessados. Para isso, ele utiliza a técnica do graffiti, com que atua desde a década de 90, por influência da cultura hip hop – responsável por motivá-lo a reproduzir as ideias passadas em capas de discos e letras de músicas. Desde então, ele já desenvolveu uma série de trabalhos nacionais e internacionais, utilizando o graffiti, relacionados às questões sociais, culturais e étnicas.

Agora, ele presenteia com a sua arte aqueles que estão sempre nas ruas, incluindo feirantes, moradores de Kombi Home (veículo adaptado para moradia) e coletores de resíduos sólidos, cujo papel relevante, especialmente para as grandes cidades, é menosprezado pela sociedade. Assim, por meio de seu trabalho, Bonga colabora para dar mais visibilidade a essas pessoas, ao personalizar seus veículos e atrair novos olhares para elas.

Leia MaisO que as crises me ensinam?Com o seu projeto, ele pretende alcançar a marca de 50 Peruas Kombis pintadas, gerando 100 registros fotográficos, já que incluem as duas laterais. O resultado das intervenções se transformará em uma publicação impressa também chamada Kombozas. Ele ainda visa quebrar o recorde de artista urbano com o maior número de Peruas Kombi pintadas no mundo para integrar o Guinness Book. “Tenho a agradecer a confiança de muitos proprietários e de todos que estão ajudando a compartilhar o projeto nas redes”, afirma.

Para saber mais sobre o projeto o A12 conversou com o artista.

A12 - Por que transformar Kombis de Graça?

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Bonga Mac - Ao personalizar Kombis gratuitamente, eu levo para as pessoas um pouco de alegria, deixando suas vidas mais coloridas. Esse sentimento gerado é um presente que ofereço a todos que atendo. Após serem atendidas, as pessoas sempre vão embora felizes, com seus veículos pintados. É uma forma de iluminar as rotinas desses indivíduos. Há, inclusive, casos de pessoas que se emocionaram e que tinham o sonho de ver suas Kombis customizadas, afinal, o automóvel não é apenas um instrumento de trabalho, mas faz parte das nossas vidas.

A12 - Qual é o objetivo?

Bonga Mac - O objetivo de pintar as Kombis é ressignificar esses automóveis. Eu iniciei o projeto de forma despretensiosa, com o intuito de personalizar as Kombis dos trabalhadores que atuam com esse tipo de veículo, seja para a coleta de resíduos sólidos a serem reciclados, seja para o transporte e/ou serviços gerais. O projeto foi se ampliando e comecei a atender outros grupos, como o de pessoas que vivem em Kombis, conhecidas como motor home, interessados em meu trabalho. Mas o objetivo vai além de revitalizar esse tipo de automóvel para ressignificar, também, as pessoas que gostam e trabalham com Kombis.

Eu também pretendo atingir uma meta de 50 kombis pintadas (os dois lados) para realizar 100 registros fotográficos, que serão publicados em um livro. Ainda quero integrar o Livro dos Recordes, como um dos artistas urbanos que mais customizou Kombis no mundo; além de transformar o projeto em uma grande ação social, mobilizando aqueles que tiveram seus veículos pintados a transportarem cestas básicas para entidades carentes. Assim, o projeto também visa fortalecer um vínculo solidário com os envolvidos.

“A arte nasceu comigo. Ela é parte de mim. Eu coexisto com ela”

A12 -De onde vem os recursos para essa iniciativa?

Bonga Mac - Eu tenho uma pequena produtora chamada Bonga Produções. No entanto, desta vez, eu fiz de uma forma diferente: comecei o projeto e o avaliei a partir da ação. Trata-se de algo independente. A próxima etapa consiste na captação de apoiadores para o Kombozas.

A12 - Para você o mundo precisa de mais iniciativas que visam ajudar próximo? E a importância de dar visibilidade a exemplos como este, quais são na sua opinião?

Bonga Mac - Com certeza! O mundo necessita de mais amor, solidariedade e relações de troca. Não há presente maior do que contribuir para a felicidade de alguém.

A12 - Qual é a sua relação com a arte? Ela nasceu quando e de que forma?

Bonga Mac - A arte nasceu comigo. Ela é parte de mim. Eu coexisto com ela. Eu atuo nas ruas com o grafitti desde os anos 1990, sempre gostei de trabalhar com personagens, trazendo reflexões e algumas questões mais politizadas, provocando um diálogo sobre o cenário urbano. Trata-se de um rap pintado. Por ter relação com a cultura hip hop, sempre quis contestar, por meio da arte, utilizando o grafitti como instrumento de educação e transformação social. Aliás, eu me tornei arte educador. Enfim, a arte é muito poderosa.

.:: Veja abaixo uma galeria especial de fotos


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...