O Brasil se prepara para receber a COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que terá sua 30ª edição acontecendo em novembro deste ano em Belém (PA). Na esteira das preocupações e responsabilidades dentro dos temas da ecologia e preservação do meio ambiente, a Igreja do Brasil se lançou em forte ação desde que nosso país foi escolhido para sediar o encontro.
Uma dessas ações é a campanha “Igreja Rumo à COP 30”. Ela consiste em promover a reflexão coletiva a respeito dos desafios sociais e ambientais e ampliar, por meio da Igreja, as vozes das comunidades vulneráveis e dos povos da Amazônia nos debates globais sobre a crise climática e seus desdobramentos.
Focada nessa atuação prática e direta junto aos povos amazônicos, a Igreja vem promovendo uma série de “Pré-COPs”, em diferentes regiões do Brasil. Esses encontros formativos têm como objetivo capacitar os líderes eclesiais, fomentar a mobilização popular e aprofundar a reflexão sobre os impactos da crise climática nos territórios.
Logo Igreja rumo à COP 30
“Embora não possa substituir as lideranças políticas, a Igreja tem o dever profético de defender os povos, os biomas e os recursos naturais”, disse Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sobre a importância de uma participação ativa da Igreja na COP30.
A CNBB se posiciona também de forma que a Igreja esteja empenhada no diálogo e na defesa do posicionamento humanitário de que a transição ecológica não seja apenas um ajuste econômico, mas sim uma mudança profunda e real no modo de vida, que respeite a criação.
.:: LEIA MAIS: CNBB entrega carta ao Papa com propostas sobre crise climática
A iniciativa convocada pela CNBB reúne um grande número de instituições católicas que endossam a agenda socioambiental, entre as quais a Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração, a Comissão para a Ação Sociotransformadora, a Comissão Especial para a Amazônia, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), o Movimento Laudato si’ e a Cáritas Brasileira. Ao todo, mais de 100 organizações estão empenhadas neste processo.
O bispo auxiliar de Belém e organizador local do Projeto Igreja rumo à COP30, dom Paolo Andreolli, afirmou que a fé impele católicos e cristãos a cuidar da Casa Comum com compaixão e coragem: “É tempo de unidade e compromisso ativo com a justiça climática e com os mais vulneráveis”.
Também como parte da campanha, a instituição lançou um vídeo em que destaca os elementos gráficos e conceituais da identidade visual da “Igreja rumo à COP 30”:
.:: LEIA MAIS: COP 30: A Igreja Católica do Brasil em consonância com o meio ambiente
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.