O Brasil se prepara para receber a COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que terá sua 30ª edição acontecendo em novembro deste ano em Belém (PA). Na esteira das preocupações e responsabilidades dentro dos temas da ecologia e preservação do meio ambiente, a Igreja do Brasil se lançou em forte ação desde que nosso país foi escolhido para sediar o encontro.
Uma dessas ações é a campanha “Igreja Rumo à COP 30”. Ela consiste em promover a reflexão coletiva a respeito dos desafios sociais e ambientais e ampliar, por meio da Igreja, as vozes das comunidades vulneráveis e dos povos da Amazônia nos debates globais sobre a crise climática e seus desdobramentos.
Focada nessa atuação prática e direta junto aos povos amazônicos, a Igreja vem promovendo uma série de “Pré-COPs”, em diferentes regiões do Brasil. Esses encontros formativos têm como objetivo capacitar os líderes eclesiais, fomentar a mobilização popular e aprofundar a reflexão sobre os impactos da crise climática nos territórios.
Logo Igreja rumo à COP 30
“Embora não possa substituir as lideranças políticas, a Igreja tem o dever profético de defender os povos, os biomas e os recursos naturais”, disse Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sobre a importância de uma participação ativa da Igreja na COP30.
A CNBB se posiciona também de forma que a Igreja esteja empenhada no diálogo e na defesa do posicionamento humanitário de que a transição ecológica não seja apenas um ajuste econômico, mas sim uma mudança profunda e real no modo de vida, que respeite a criação.
.:: LEIA MAIS: CNBB entrega carta ao Papa com propostas sobre crise climática
A iniciativa convocada pela CNBB reúne um grande número de instituições católicas que endossam a agenda socioambiental, entre as quais a Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração, a Comissão para a Ação Sociotransformadora, a Comissão Especial para a Amazônia, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), o Movimento Laudato si’ e a Cáritas Brasileira. Ao todo, mais de 100 organizações estão empenhadas neste processo.
O bispo auxiliar de Belém e organizador local do Projeto Igreja rumo à COP30, dom Paolo Andreolli, afirmou que a fé impele católicos e cristãos a cuidar da Casa Comum com compaixão e coragem: “É tempo de unidade e compromisso ativo com a justiça climática e com os mais vulneráveis”.
Também como parte da campanha, a instituição lançou um vídeo em que destaca os elementos gráficos e conceituais da identidade visual da “Igreja rumo à COP 30”:
.:: LEIA MAIS: COP 30: A Igreja Católica do Brasil em consonância com o meio ambiente
Fonte: Vatican News
Sinodalidade: a comunicação na era da inteligência artificial
Na mensagem para o Dia das Comunicações, o Papa Leão XIV destaca a responsabilidade no uso da tecnologia e o valor da escuta e da empatia.
Veja a mensagem para o 30º Dia da Vida Consagrada
A Igreja celebra o 30º Dia Mundial da Vida Consagrada, destacando o testemunho profético de consagrados que permanecem como sinal de esperança.
Presidência da CNBB conclui série de encontros no Vaticano
Acompanhe a programação das visitas da Conferência Episcopal, que são anuais e constituem visitas aos Dicastérios e uma audiência com o Santo Padre.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.