A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) entregaram na última terça-feira (1º) uma carta ao Papa Leão XIV.
Com o título de “Um chamado por justiça climática e a casa comum”, a carta foi entregue ao pontífice pelo presidente da CNBB e do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), o cardeal Jaime Spengler, pelo representante das Conferências Episcopais da África, o cardeal Fridolin Ambongo Besungu, e pelo representante das Conferências Episcopais da Ásia, cardeal Felipe Neri.
O documento levou as principais demandas da Igreja Católica frente às mudanças climáticas para serem discutidas na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro no Brasil, na cidade de Belém (PA).
::. LEIA MAIS: COP 30: A Igreja Católica do Brasil em consonância com o meio ambiente
A carta foi inspirada na encíclica do Laudato Si’, do Papa Francisco, lançada em 2015, que também aborda questões ambientais e aponta mudanças urgentes para a garantia do futuro da humanidade e do planeta.
Entre as principais propostas apresentadas, estão o fortalecimento da aliança intercontinental entre países do Sul Global para promover cooperação e solidariedade e a exigência de pagamento da dívida ecológica, feita pelas nações mais ricas, com financiamento climático justo.
“Este é um tema que não pode ficar restrito apenas entre governos e cientistas. Os impactos da crise climática atingem todos, não da mesma forma. O objetivo é ampliar a participação neste processo da Conferência da ONU sobre o Clima”, disse Dom João Justino de Medeiros, primeiro vice-presidente da CNBB, em evento no Brasil que apresentou o documento à imprensa.
Na coletiva com os jornalistas, foi apresentado um vídeo em que o presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, diretamente de Roma, contou como foi a entrega e a recepção do documento pelo Papa Leão XIV.
Durante a reunião, o Papa foi convidado novamente para participar da COP30, que será realizada no Brasil em novembro. O governo brasileiro já havia apresentado um convite oficial ao Pontífice, que foi reforçado pelos cardeais brasileiros após o conclave.
“A partir do convite oficial do governo brasileiro, voltamos a este convite de uma forma mais incisiva. [O Papa] tem consciência da importância e do lugar da palavra da Igreja nesse contexto de COP 30. Vamos ver qual a resposta e a posição do papado a partir do nosso convite”, disse o cardeal Jaime Spengler.
“A audiência foi marcada por uma cordialidade muito boa. O Santo Padre demonstra uma capacidade de escuta interessada em cada um dos temas que nós trouxemos. Foi uma hora e quinze de uma conversa certamente rica e frutífera”, completou Spengler.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.