Por Redação A12 Em Redação A12

Campanha da Fraternidade 2019: ‘Fraternidade e Políticas Públicas’

A12
A12
Texto-base traz apontamentos e reflexões sobre a temática da CF 2019.


A Campanha da Fraternidade (CF) surgiu em 1961, com três sacerdotes que atuavam junto à Cáritas Brasileira. Eles queriam ajudar as obras sociais da Igreja local, dando mais assistência com a arrecadação de fundos.

Esta atividade foi chamada de Campanha da Fraternidade, na cidade de Natal (RN), numa iniciativa do Cardeal Eugênio de Araújo Sales. Daí, a campanha foi assumindo todas as demais dioceses do Brasil. A Campanha da Fraternidade é apresentada anualmente pela CNBB - Conferências Nacional dos Bispos do Brasil, como um caminho de conversão quaresmal.

Neste ano, o tema que nos é proposto nos faz refletir sobre as políticas públicas e a necessidade de ações que promovam a dignidade humana no Brasil. O tema e o lema são inspirados na Sagrada Escritura, sendo este último correspondente ao trecho: 'Serás libertado pelo direito e pela justiça' (Is 1,27).

Mas o que são Políticas Públicas?


“São ações e programas desenvolvidos pelo Estado, para garantir e colocar em prática os direitos previstos na Constituição Federal e em outras leis. Por exemplo, trazer o bem comum através da educação, saúde, segurança pública, assistência aos idosos, juventude, crianças, mulheres e outras tantas áreas que precisam de ajuda.

O tema da Campanha da Fraternidade 2019 propõe a conversão do coração e a transformação da sociedade. Abrir caminhos novos para que as pessoas possam viver na condição de cidadãos.

O lema da CF “Serás libertados pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27), nos ajuda a refletir que todo cidadão tem o seu direito e é importante colocar as leis em prática e ser justo com todos. Por fim, com esta Campanha, a Igreja quer motivar a “participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum da fraternidade".

Padre Moisés Júnior
Assessor da Campanha da Fraternidade
Arquidiocese de Aparecida (SP)

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.