Aconteceu na última semana de julho, de 25 a 27, a Assembleia Geral da Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil). O evento foi organizado pela Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro foi realizado na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), e proporcionou diálogos e reflexões a respeito das perspectivas da comunicação na missão evangelizadora da Igreja.
Dom Valdir José de Castro, bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, exaltou a comunicação na Igreja como uma vocação: “Cada um responde a um chamado”, disse.
“Trabalhar na comunicação é vocação, pois somos chamados a ser pontes, promovendo uma comunicação capaz de nos fazer sair da torre de Babel, superando linguagens sem amor, ideológicas e polarizadas, que dividem”, afirmou dom Castro, parafraseando o Papa Leão XIV.
.:: LEIA TAMBÉM: A Pascom e a missão de evangelizar através da comunicação
A assembleia contou com momentos formativos que buscaram proporcionar reflexões sobre a missão pastoral junto da comunicação. Padre Patriky Samuel Batista, da diocese de Luz (MG), abordou a figura do pastor de ovelhas na atuação pastoral.
O secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, apresentou uma análise de conjuntura eclesial com destaque para a sinodalidade, tema presente no processo vivido pela Igreja em vista de mais comunhão, participação e missão.
Para ele, a Pascom deve ser “protagonista na conversão de vínculos, processos e relações, promovendo uma cultura de participação, avaliação e transparência pastoral, conforme sugerido no texto final do Sínodo”.
Os participantes da assembleia também vivenciaram a “Conversa no Espírito”, e refletiram sobre o papel estratégico da comunicação no fortalecimento de relações, processos e vínculos para uma missão evangelizadora, participativa e transformadora.
Os coordenadores da Pascom analisaram os pontos que abordam a comunicação, com as motivações para gerar comunhão, transformar os envolvidos nos processos comunicativos, criar pontes, levar o Evangelho ao coração e à cultura, usando de responsável os meios de comunicação.
No segundo dia da Assembleia, foi definido o tema para o 9º Encontro Nacional da Pascom, que será realizado de 24 a 26 de julho de 2026, em Aparecida (SP). A divulgação do tema será feita em breve.
Também foram consolidadas propostas e direções para fortalecer a atuação da Pastoral em todo o Brasil. Dentre as principais propostas, destaque para a necessidade de fortalecer a missão do agente da Pascom por meio da espiritualidade, oferecendo elementos nesse eixo frente à sobrecarga dos agentes. Outro ponto é articular, em parceria com outras instâncias da CNBB, formações sobre comunicação eclesial, sinodal e pastoral para seminaristas, padres e bispos.
.:: LEIA TAMBÉM: Quer fazer parte de uma Pascom? Siga esse manual para iniciantes.
Fonte: www.cnbb.org.br
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
TV Aparecida celebra 20 anos em audiência com Papa Leão XIV
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas celebrarão os 20 anos da TV de Nossa Senhora que evangeliza e leva o amor da Mãe Aparecida para muitos lares
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.