Aconteceu na última semana de julho, de 25 a 27, a Assembleia Geral da Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil). O evento foi organizado pela Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro foi realizado na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), e proporcionou diálogos e reflexões a respeito das perspectivas da comunicação na missão evangelizadora da Igreja.
Dom Valdir José de Castro, bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, exaltou a comunicação na Igreja como uma vocação: “Cada um responde a um chamado”, disse.
“Trabalhar na comunicação é vocação, pois somos chamados a ser pontes, promovendo uma comunicação capaz de nos fazer sair da torre de Babel, superando linguagens sem amor, ideológicas e polarizadas, que dividem”, afirmou dom Castro, parafraseando o Papa Leão XIV.
.:: LEIA TAMBÉM: A Pascom e a missão de evangelizar através da comunicação
A assembleia contou com momentos formativos que buscaram proporcionar reflexões sobre a missão pastoral junto da comunicação. Padre Patriky Samuel Batista, da diocese de Luz (MG), abordou a figura do pastor de ovelhas na atuação pastoral.
O secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, apresentou uma análise de conjuntura eclesial com destaque para a sinodalidade, tema presente no processo vivido pela Igreja em vista de mais comunhão, participação e missão.
Para ele, a Pascom deve ser “protagonista na conversão de vínculos, processos e relações, promovendo uma cultura de participação, avaliação e transparência pastoral, conforme sugerido no texto final do Sínodo”.
Os participantes da assembleia também vivenciaram a “Conversa no Espírito”, e refletiram sobre o papel estratégico da comunicação no fortalecimento de relações, processos e vínculos para uma missão evangelizadora, participativa e transformadora.
Os coordenadores da Pascom analisaram os pontos que abordam a comunicação, com as motivações para gerar comunhão, transformar os envolvidos nos processos comunicativos, criar pontes, levar o Evangelho ao coração e à cultura, usando de responsável os meios de comunicação.
No segundo dia da Assembleia, foi definido o tema para o 9º Encontro Nacional da Pascom, que será realizado de 24 a 26 de julho de 2026, em Aparecida (SP). A divulgação do tema será feita em breve.
Também foram consolidadas propostas e direções para fortalecer a atuação da Pastoral em todo o Brasil. Dentre as principais propostas, destaque para a necessidade de fortalecer a missão do agente da Pascom por meio da espiritualidade, oferecendo elementos nesse eixo frente à sobrecarga dos agentes. Outro ponto é articular, em parceria com outras instâncias da CNBB, formações sobre comunicação eclesial, sinodal e pastoral para seminaristas, padres e bispos.
.:: LEIA TAMBÉM: Quer fazer parte de uma Pascom? Siga esse manual para iniciantes.
Fonte: www.cnbb.org.br
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.